Quais são as características de um cérebro com TDAH

Cérebro de pessoa com TDAH
Foto: iStock
Cérebro de pessoa com TDAH
Foto: iStock

 

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma desordem crônica, complexa e multifacetada do neurodesenvolvimento. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que, em 2019, aproximadamente 2 milhões de adultos apresentavam o transtorno no Brasil. Entre os sintomas, aparecem desatenção, impulsividade e hiperatividade.

A combinação desses fatores foi reconhecida como síndrome desde o início do século XX. Avanços no campo da neurociência cognitiva levaram a novos conceitos acerca da atenção da hiperatividade relacionados aos circuitos cerebrais.

Fabiano de Abreu, neurocientista, PhD e biólogo, comenta sobre estudos que mostram a redução de volume e funcionamento das substâncias branca e cinzenta do cérebro de pacientes com TDAH, relacionadas à atenção, planejamento cognitivo, processamento e comportamento.

“Recentemente, o papel do córtex pré-frontal foi relatado como de extrema importância devido a sua interconexão com outras áreas vitais, como núcleos causados e o cerebelo, que juntos estão envolvidos na regulação da atenção e do comportamento”, diz. É fundamental que sejam realizados trabalhos com diferentes profissionais que usem metodologias de pesquisa padronizadas e que possam ser comparadas com outros grupos de pesquisa. Atualmente, a teoria mais aceita para as causas do transtorno é a de que há uma disfunção da dopamina cerebral, neurotransmissor envolvido na regulação motora e circuitos motivacional e atencional. Ainda não há consenso sobre a definição exata e a quantificação das diferenças entre as atividades neuronais presentes em pacientes com ou sem TDAH.

Veja também: Dezembro Laranja: conheça 10 fatores de risco para o câncer de pele

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×