Transtornos mentais podem afetar a saúde física e devem ser levados a sério

Saúde mental é tema de Janeiro Branco
Foto: freepik
ads-728x90-2.webp

A rotina da população vem sendo alterada drasticamente ao longo dos últimos dois anos devido à Covid-19. O impacto desse cenário mundial na saúde mental é enorme, e é preciso ter cuidado para que transtornos como ansiedade e depressão sejam tratados e não afetem até mesmo a saúde física.

“Este período tornou tudo mais complicado. Afinal, o distanciamento social, o trabalho remoto e a impossibilidade de sair de casa forçaram muitas pessoas a ter que encarar situações das quais antes conseguiam se blindar de alguma maneira”, comenta a psiquiatra do Hospital Brasília/Dasa Carolina Taira.

Janeiro Branco

Para destacar a importância de cuidar da saúde mental, o Janeiro Branco foi criado. É preciso entender que, muitas vezes, a causa dos transtornos psicológicos não é bem definida, podendo ir desde fatores biológicos até experiências de vida. Alguns desses fatores são ansiedade, depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia e distúrbios alimentares.

Além do sofrimento psíquico, os transtornos podem causar sintomas físicos. Por exemplo, a ansiedade pode gerar palpitações e dificuldade de respirar. Em muitos casos, os pacientes podem buscar atendimento médico para tratar esses sintomas sem saber que sua origem pode ser psicológica.

Sintomas no corpo

Além desses sintomas, os transtornos mentais podem ter efeitos negativos em outros sistemas do corpo, como o endócrino. “Distúrbios alimentares como anorexia podem ter impacto importante na produção de hormônios sexuais, por exemplo, levando à ausência de menstruação nas mulheres. O estresse pode aumentar os níveis de cortisol, mas não chega a causar um hipercortisolismo. A ansiedade e a depressão associadas a mudanças de padrão de sono podem interferir no ciclo circadiano e, consequentemente, atrapalhar a pulsatilidade de diversos hormônios”, explica Fernanda Lopes, endocrinologista e pediatra do Exame Imagem e Laboratório/Dasa.

Cuidando da saúde mental

Um dos passos mais importantes é obter ajuda profissional, através da análise e do acompanhamento com o psicanalista, psiquiatra ou psicólogo. Os especialistas serão capazes de intervir no quadro da maneira correta, desenvolvendo habilidades de enfrentamento.

Além disso, conectar-se com outras pessoas, tentando ao máximo ter atitude positiva, estar fisicamente ativo, buscar apoio e dormir o suficiente também são comportamentos que podem fazer a diferença.

Veja também: Hábitos saudáveis na juventude ajudam na prevenção de doenças oculares

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
ads-728x90-2.webp
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A exposição excessiva ao sol e fatores genéticos podem ser as causas relacionadas ao câncer de pele....

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] Com a proximidade do início do verão, a combinação sol, areia, praia, piscina e excesso de suor...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A infância é um período de grande desenvolvimento. Nesta fase, as crianças possuem, em média, necessidades nutricionais...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] O envelhecimento é um processo natural da vida e se dá por diversas mudanças físicas, psicológicas e...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] O uso de diferentes tipos de medicamentos sem a orientação farmacêutica e médica pode colocar em risco...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A enxaqueca é um tipo recorrente de dor de cabeça, que afeta cerca de 30 milhões de...

Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Evite multas e bloqueios

Renove a sua Licença Sanitária e Certificado de Regularidade do CRF-RJ.

Prazo final

30/04

Você é associado Ascoferj?

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição