Venda de autotestes de Covid-19 nas farmácias: tire todas as dúvidas sobre o tema

Autotestes são liberados no Brasil
Foto: iStock
Autotestes são liberados no Brasil
Foto: iStock

 

Após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que farmácias e drogarias possam vender autotestes de Covid-19 diretamente para o consumidor final, no último dia 28 de janeiro, a agência divulgou um documento com perguntas e respostas sobre o tema.  O texto inclui também informações sobre o Plano Nacional de Expansão e Testagem para Covid-19 (PNE Teste), desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

Os autotestes aprovados são os exames de antígeno – que identificam as proteínas do coronavírus. Segundo a Agência, servem para triagem e autoisolamento precoce, impedindo a cadeia de transmissão. São válidos os de coleta de amostras de saliva ou de swab nasal não profundo.

A população precisar estar atenta à lista de testes aprovados, pois a Anvisa fará uma análise prévia dos produtos. A compra dos itens deve ser feita exclusivamente em farmácias e drogarias e lojas de dispositivos médicos que estejam regularizadas junto à Vigilância Sanitária do munícipio onde estão localizadas.

Público-alvo

O público-alvo do autoteste é qualquer indivíduo sintomático ou assintomático, independentemente do estado vacinal, que tenha interesse e discernimento para realizar a autotestagem. Menores de 14 anos devem realizá-lo com a supervisão e o apoio de pais e responsáveis.

Quando fazer o autoteste

Os exames devem ser realizados em dois períodos: entre o 1º e o 7º dias, em caso de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, perdas olfativas e gustativas e dores no corpo. Se não apresentar sintomas, pode ser utilizado a partir do 5º dia do contato com um indivíduo infectado.

Caso a pessoa esteja apresentando sintomas como falta de ar, baixos níveis de saturação de oxigênio (< 95%), cianose (cor azulada nas unhas, pele e lábios), letargia (sono profundo), confusão mental e sinais de desidratação, deve procurar atendimento médico o mais rápido possível.

Interpretação do autoteste

Os resultados do teste podem ser três:

  • Positivo/reagente: as linhas nas áreas de controle “C” e de teste “T” ficam visíveis. A confirmação precisa ser feita em um serviço de saúde;
  • Negativo/não-reagente: apenas a linha da área de controle “C” fica visível no dispositivo;
  • Inconclusivo/inválido: ocorre quando na leitura aparece somente a linha na área “T”, na ausência total das duas áreas ou quando a imagem fica borrada.

Medidas necessárias

Nos casos de resultado positivo, a pessoa deve buscar uma unidade de atendimento de saúde ou teleatendimento para confirmar o resultado e se isolar, avisando às pessoas com quem teve contato do diagnóstico.

Quando o resultado der negativo, mas a pessoa estiver sem sintomas, deve continuar com as medidas de prevenção. Caso venha a apresentar algum após depois de alguns dias, é necessário realizar outro teste ou procurar atendimento.

Por fim, nos casos inconclusivos, o cliente deve entrar em contato com o SAC indicado na embalagem do produto e realizar novo exame.

Autoteste não vale como documento oficial

Os autotestes não valem como documento oficial em viagens, eventos e para fins de licença médica laboral. Para tal, é preciso realizar os exames com profissionais de saúde, que oferecem laudos oficiais.

Veja também: Novas medidas de prevenção à Covid-19 no ambiente de trabalho são divulgadas

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Logotipo Ascoferj

COMUNICADO

A Ascoferj convida a todos para sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), que acontece no dia 18 de maio de 2022, a partir de 14h. A participação pode ser remota ou presencial.

Descubra os temas da pauta e como participar na matéria: https://ascoferj.com.br/noticias/ascoferj-convida-para-assembleia-geral-ordinaria/

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×