Pular para o conteúdo

Coronavírus


icone de categorias Coronavírus | Notícias icone de data de publicação 13 de abril de 2020.

Farmácias do RJ não têm autorização para realizar ou vender testes de coronavírus

COMPARTILHE:

testes de coronavírus

O jornal O Globo noticiou ontem (12/04) que há farmácias realizando e comercializando testes para diagnóstico de Covid-19. Segundo a Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, esses estabelecimentos estão irregulares, pois não há regulamentação sobre esse assunto.

No sábado, o Boletim 4 do É de Farmácia abordou a questão e informou que os testes para coronavírus em farmácias e drogarias não estão previstos na política do Ministério da Saúde para enfrentamento da Covid-19 e ainda não foram autorizados pela Anvisa. Apesar de haver uma expectativa para que isso ocorra, nada foi regulamentado ainda.

O teste para coronavírus faz parte do rol de testes laboratoriais remotos. Em alguns estados do País, existem leis específicas autorizando estabelecimentos farmacêuticos a fazerem esse tipo de teste, mas não é o caso do Rio de Janeiro.

A Vigilância Sanitária do município informou que a atual legislação não abrange a realização de testes rápidos para Covid-19 por estabelecimentos farmacêuticos. “Importante esclarecer que cabe à Anvisa a regulamentação para a venda desse tipo de produto, até o momento com a comercialização restrita à rede hospitalar”, diz a nota.

Sobre a venda de kits em duas farmácias, a Vigilância Sanitária do Rio informa que o procedimento é irregular. Pela gravidade do fato que envolve uma pandemia, a Vigilância pode disponibilizar uma equipe do plantão 24 horas para fazer a inspeção, bastando ter acesso aos endereços dos estabelecimentos.

Leia também: Farmácias podem aplicar testes de coronavírus?


VER MAIS SOBRE: testes para coronavírus


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.