O preço de um produto é fator predominante para a compra e, muitas vezes, precificar nas farmácias magistrais pode ser um desafio. Contudo, a relação entre o consumidor e a farmácia vai muito além do número na nota. Por isso, mais do que vender o preço, é importante vender valor na farmácia de manipulação.
A Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) explica que antes de determinar quanto um produto ou serviço vai custar, é necessário fazer cálculos e levar em consideração, por exemplo, os custos de produção e o tempo necessário desde o recebimento da receita até a dispensação. Além disso, existem outros fatores que interferem nessa escolha.
Diferença entre preço e valor
O preço de um produto e serviço está associado apenas aos elementos monetários. Estabelecimentos com foco parecido provavelmente terão produtos com preço base bastante similar, e é aí que o valor se torna a peça-chave, pois é ligado à importância dada ao produto ou serviço pelo cliente.
Dados mostram que 51% dos consumidores não se incomodam em pagar mais caro, desde que tenham uma boa experiência com a empresa.
Dicas para vender valor na farmácia de manipulação
1 – Mire no relacionamento com o cliente
É fundamental estabelecer um bom relacionamento com o cliente. Por isso, deve-se mirar em elementos que ajudam a tornar o atendimento e a prestação de serviços melhores, levando em consideração a empatia, a confiança e posicionando-se como um estabelecimento de saúde aberto às necessidades do paciente.
2 – Ofereça um serviço especializado e de qualidade
O serviço oferecido precisa ser o melhor possível, desde o controle de qualidade de insumos e produtos até os relatórios de auditoria.
3 – Tenha em mente as necessidades do cliente
O cliente sempre estará mais interessado nos benefícios que o produto/serviço oferece e a experiência que envolve essa compra. Pensando nisso, é necessário ter em mente quais são as necessidades e dores do cliente e como a farmácia de manipulação pode ajudá-lo.
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