Impacto da pandemia no negócio das farmácias de manipulação

Impacto da pandemia nas farmácias de manipulação
Foto: freepik

A Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) realizou levantamentos mensais junto aos proprietários das suas farmácias de manipulação associadas entre março e dezembro de 2020, tendo recebido cerca de duas mil respostas no total. Os resultados mostram o papel fundamental do segmento dentro do contexto de prestação de serviços de saúde essenciais.

Durante a pandemia, apesar das muitas adversidades, as farmácias magistrais vêm sendo muito demandadas pela sociedade. “As farmácias de manipulação tanto atuaram para suprir a população de produtos e medicamentos que ficaram mais escassos no mercado, como tiveram participação ativa junto a médicos e outros profissionais de saúde no desenvolvimento de fórmulas sob medida para pacientes entubados e na atenção a pacientes crônicos ou agudos que não podiam ser desassistidos”, explica o diretor executivo da entidade, Marco Fiaschetti.

Resultados

O mês mais difícil foi abril, quando 63% dos empresários relataram uma redução no volume de fórmulas vendidas. Contudo, a reação foi rápida e, de maio em diante, passaram a relatar crescimento desse indicador. O melhor mês foi julho, quando 75% apontaram aumento nas vendas.

Empregos

A maioria das empresas manteve estável o quadro de funcionários ao longo dos meses, sendo que, no pior mês (março), 20,4% precisaram demitir ao menos um colaborador. De maio em diante, as empresas começaram a contratar novos funcionários. Em julho, as empresas que afirmaram ter realizado uma ou mais contratações somavam 31%.

Para evitar demissões e minimizar os riscos de contaminação, parte das farmácias adotaram medidas especiais, como concessão de férias, redução da jornada de trabalho, suspensão temporária de parte ou toda a equipe e adoção de turnos de 12 horas por 36 horas.

Desafios

Nos dois primeiros meses do levantamento, a queda das vendas do faturamento e a disponibilidade e o preço dos insumos eram os principais desafios do setor. Em setembro, 61,7% dos empresários se preocupava apenas com a disponibilidade e os preços dos medicamentos.

Veja também: Farmácias de manipulação se reinventam durante período de isolamento social

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

A administração de medicamentos em crianças pode ser desafiadora para pais e/ou responsáveis. Muitas vezes, os pequenos não gostam do sabor, da textura ou tem...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] O hirsutismo é o crescimento de pelos em mulheres em áreas do corpo sob o controle de...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, no dia 10 de novembro, a...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] O desabastecimento do varejo farma ainda não terminou. De acordo com o Ministério da Saúde, a escassez...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurodegenerativa crônica que afeta mais de dois milhões de pessoas...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A Dermatite Seborreica (DS) é uma desordem de pele frequente com uma prevalência estimada entre 2,5% e...

Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!