Márcia Rolim: gestão eficiente beneficia setor

A Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses do Município do Rio de Janeiro encerrou o ano de 2017 com motivos para comemorar. Na gestão de Márcia Rolim, conseguiu licenciar mais de mil estabelecimentos farmacêuticos, sendo 807 deles no período do mutirão. Em janeiro deste ano, o órgão já contabilizava 68 pedidos de licenciamento.

“Nosso maior desafio foi restabelecer, mesmo diante das dificuldades inerentes ao trabalho, o fluxo de atendimento às demandas de licenciamento sanitário por meio da reestruturação das equipes técnicas, da capacitação e da harmonização do processo de trabalho, criando mutirões para inspeção nos estabelecimentos de maior risco sanitário”, avalia a subsecretária Márcia.

No início de sua gestão, Márcia identificou alguns obstáculos no que dizia respeito ao planejamento das inspeções. “O cenário era de muita burocracia para licenciar os estabelecimentos, e o setor regulado estava sofrendo prejuízos com a demora no atendimento das solicitações, fato confirmado pelas inúmeras solicitações presenciais dos responsáveis e representantes legais das empresas e também por meio da própria Ascoferj”, conta Márcia.

 

Foco em requisitos essenciais

Segundo ela, era preciso inspecionar os estabelecimentos sem simplificar o olhar, pois havia risco sanitário envolvido. “Planejamos ações com equipes mais focadas no cumprimento dos requisitos essenciais, conforme a legislação vigente, principalmente quanto à presença do farmacêutico durante todo o horário de funcionamento, quanto ao controle da cadeia produtiva para coibir e evitar a circulação de produtos falsificados e impróprios para uso, quanto aos serviços farmacêuticos e, por fim, quanto ao armazenamento dos produtos”, enumera Márcia.

Durante o primeiro ano de gestão, Márcia criou subgerências especializadas nos setores de média e alta complexidade, sendo divididas em Subgerência de Comércio, Serviços Farmacêuticos e Atividades Relacionadas e Subgerência de Distribuidoras e Transportadoras de Medicamentos e Produtos de Interesse em Saúde. Todas as ações, englobando o planejamento e a coordenação das inspeções, foram realizadas pelas equipes do nível central. Após a revisão das ações, a Subsecretaria criou um mutirão de fiscalização para atingir as metas estabelecidas.

 

Metas para 2018

Este ano, a meta é licenciar 100% dos estabelecimentos cadastrados no SISVISA e 100% daqueles com maior risco. “Entendemos que a manutenção do atendimento das demandas é fundamental para o sucesso da gestão. Temos consciência de que o trabalho é árduo e contínuo, por isso trabalhamos com planejamento em todos os níveis de gestão, visando minimizar os problemas cotidianos”, avalia Márcia, que abriu um canal de diálogo com a Ascoferj logo no início da gestão.

No campo administrativo, a meta é ampliar a comunicação com todos os segmentos da sociedade. “Possuímos vários canais em que a população pode opinar, criticar e solicitar nossos serviços. Nossa postura será sempre a de diálogo e aproximação”, acrescenta Márcia.

Ainda em 2018, a Subsecretaria de Vigilância Sanitária pretende disponibilizar todos os roteiros de inspeção utilizados pelos fiscais para que as farmácias e drogarias façam o seu próprio check list.

 

Renovação da licença sanitária

Em junho deste ano, o Carioca Digital completa dois anos desde o lançamento, em 2016. As licenças emitidas naquele ano passaram a valer por 24 meses, conforme Decreto 40.723, de 2015. Portanto, em 2018, é ano de pedir a renovação. Importante destacar que é necessário solicitar a renovação com até 120 dias de antecedência. Exemplo: se a licença sanitária foi emitida em 16 de julho de 2016, o prazo para peticionar a renovação é 15 de março de 2018. O Departamento de Assuntos Regulatórios da Ascoferj pode dar assistência nesse processo, orientando sobre como realizar o cadastro da farmácia no Carioca Digital e como preencher a declaração online para demandas no município do Rio de Janeiro.

 

4 passos para peticionar a renovação da licença

1º: A empresa deverá acessar o portal do Carioca Digital com e-mail e senha cadastrados.

2º: Acessar o SISVISA e solicitar novo requerimento de licenciamento sanitário.

3º: Preencher a autodeclaração, enviar o peticionamento eletrônico e imprimir o protocolo.

4º: Preparar a loja para ser fiscalizada, priorizando os seguintes critérios: presença do farmacêutico; documentação completa e atualizada; estrutura física adequada; organização; e limpeza.

 

Foto de Viviane Massi
Viviane Massi
Jornalista especializada em Varejo Farmacêutico, área em que atua há 15 anos.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.