ABIMIP ressalta benefícios dos MIPs e sua contribuição para a saúde

ABIMIP desta importância dos MIPs
Foto: freepik
ABIMIP desta importância dos MIPs
Foto: freepik

 

Para amenizar as fake news sobre os medicamentos isentos de prescrição (MIPs), a Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (ABIMIP) oferece acesso às pesquisas e informações confiáveis, alinhadas aos principais órgãos de saúde, embasadas em estudos científicos. Dessa forma, a população pode tomar decisões em relação ao autocuidado de forma responsável, consciente e segura.

“Os MIPs são parte essencial da saúde, pois permitem que o consumidor possa fazer uso de medicamentos com segurança, qualidade e eficácia comprovadas, para tratar sintomas menores já diagnosticados ou conhecidos, ou como ferramenta essencial de prevenção, como é o caso das vitaminas e dos antioxidantes”, afirma Marli Martins Sileci, vice-presidente executiva da ABIMIP.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa e aprova os produtos dessa categoria para liberação para comercialização. Confira os mitos mais frequentes em relação aos MIPs.

  • Automedicação é perigosa: Falso – o termo é utilizado no Brasil de forma diferente do resto do mundo. A automedicação consiste no uso de MIPs, indicados para sintomas menores, do dia a dia, por conta própria. Aqui no País é confundido com a autoprescrição, que é a prática incorreta de comprar medicamentos tarjados sem receita médica.
  • Uso consciente de MIPs é importante no conceito de autocuidado: Verdade – o autocuidado é a maneira como a população mantém a própria saúde e previne e lida com os sintomas corriqueiros.
  • Existem critérios predefinidos para que as autoridades sanitárias aprovem MIPs: Verdade – para serem aprovados, os MIPs precisam ter algumas características, como baixo potencial de toxicidade e risco, reações adversas com causalidades conhecidas e reversíveis após a sua suspensão, baixo potencial de interações (medicamentosa e alimentar) e período curto de utilização.
  • Todos os medicamentos devem ser tarjados: Falso – entre os benefícios que os MIPs oferecem aos consumidores, está a facilidade e o conforto em adquiri-lo sem a necessidade de ir a um serviço de saúde.

Veja também: Medicamentos para ajudar com sono têm alta no segundo ano de pandemia, aponta Farmácias APP

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Logotipo Ascoferj

COMUNICADO

A Ascoferj convida a todos para sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), que acontece no dia 18 de maio de 2022, a partir de 14h. A participação pode ser remota ou presencial.

Descubra os temas da pauta e como participar na matéria: https://ascoferj.com.br/noticias/ascoferj-convida-para-assembleia-geral-ordinaria/

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×