Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 28 de outubro de 2020.

Aché inaugura laboratório que atuará por meio da análise de Big Data e inteligência artificial

COMPARTILHE:

Big Data e Inteligência Artificial Foto: shutterstock

O Aché está inaugurando o primeiro laboratório voltado exclusivamente para a análise de dados em larga escala (Big Data) e inteligência artificial. Instalado no complexo industrial de Guarulhos, em São Paulo, o InSPIRe Lab (In Silico Prediction Information & Research Lab) atuará fazendo a estruturação, integração, análise e predição in silico a partir de grandes volumes de dados científicos de propriedade da empresa ou disponíveis na literatura mundial.

Com isso, o laboratório farmacêutico busca gerar novos insights sobre usos terapêuticos de produtos naturais, planejar novas moléculas derivadas e/ou inspiradas por estes, conhecer suas propriedades biofarmacêuticas e também auxiliar no processo de aplicação de tecnologias farmacêuticas inovadoras em moléculas naturais e sintéticas.

O InSPIRe Lab opera com capacidade computacional em nuvem e conta com cientistas de dados, bioinformatas e químicos computacionais que irão impulsionar os esforços para acelerar a inovação na empresa, tornando ainda mais ágeis os processos de tomadas de decisão em pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Outra ação do laboratório é disponibilizar dados, análises e predições por meio do uso da inteligência artificial para todas as áreas do Aché em plataformas analíticas já implementadas.

Para Cristiano Guimarães, diretor de Inovação Radical e responsável pelo projeto, a iniciativa ampliará a capacidade tecnológica do Aché em P&D: “Com o InSPIRe Lab, nosso objetivo é gerar novos insights, iniciativas e projetos para acelerar o desenvolvimento de produtos inovadores e apoiar a tomada de decisões que sejam estratégicas para a inovação do Aché”.

Veja também: Biogen lança plataforma científica no Brasil

Fonte: Revista da Farmácia


VER MAIS SOBRE: Aché / Big Data / Inteligência Artificial / Laboratório farmacêutico


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.