Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Administração como processo estratégico nas empresas

A administração pode ser uma vantagem competitiva na realização do negócio.
Administração é processo fundamental na gestão da empresa
Foto: shutterstock

A administração estratégica estrutura, integra e consolida o conjunto de premissas, ativos tangíveis e intangíveis, mercados e ambiente, possibilitando à empresa obter vantagem competitiva na realização de seu negócio.

Nesse cenário, as empresas passam a ser estruturadas para o planejamento estratégico com foco nas metas e no desempenho, estabelecendo uma postura de crescimento em parceria com seus líderes e colaboradores, objetivando um melhor posicionamento no mercado com crescimento sustentado.

Frente a todo esse processo de mudanças nas últimas décadas e para o devido alinhamento com o planejamento estratégico de suas empresas, a liderança não deve se desvincular da visão holística, que considera o ser humano como um todo integrado. Considerando que o conceito de liderança vem passando por transformações ao longo dos anos, diversos autores divergem sobre o tema e como definir da melhor forma essa palavra tão utilizada atualmente.

Para alguns autores, liderança se define a partir dos traços de personalidade de cada indivíduo. Para outros, o estilo de comando de cada líder auxilia na sua definição, e outros autores, ainda, definem o tema, baseando-se no ambiente em que esse indivíduo está inserido.

Podemos considerar que a liderança é o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado em direção à realização de um objetivo, dando propósito com direção significativa. É a liderança que dá a uma empresa sua visão e capacidade para transformá-la em realidade. É um processo de capacitação que deve ser estimulado continuamente nas empresas, por meio do autodesenvolvimento e de ações de incentivo promovidas pela administração estratégica, possibilitando a cultura de aprendizado contínuo.

James Hunter, autor do livro O monge e o executivo, define liderança como a habilidade de influenciar pessoas a trabalhar entusiasticamente para atingir objetivos estabelecidos e em prol do bem comum. Ou seja, o papel da liderança é fundamental nas empresas inovadoras e bem-sucedidas.

O líder é a referência que deve inspirar sua equipe. Assim, se ele não transmitir confiança para os liderados, parceiros e clientes, isso refletirá diretamente no posicionamento da empresa, bem como no seu propósito.

Nesse cenário podemos concluir que esse importante profissional evoluiu de acordo com as necessidades enfrentadas ao longo do tempo, em que diferentes conceitos e práticas acompanharam tanto o desenvolvimento da sociedade quanto o das empresas como um todo. E que as diferenças na visão de gestão e liderança foram desenvolvidas a partir da necessidade de gerir uma empresa mais otimizada, funcional e próspera, contribuindo para a longevidade e posicionamento dela em um mercado cada vez mais veloz, acirrado e competitivo.

Veja também: LATAM Retail Show 2019 apresenta principais tendências do varejo

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Logotipo Ascoferj

Atenção

Prezados associados e parceiros,

No dia 23/04 (terça-feira), devido ao feriado regional de São Jorge, não haverá expediente na Ascoferj.

Retornaremos às nossas atividades na quarta-feira (24/04).

Bom feriado!

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.