Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 9 de abril de 2020.

Anvisa altera normas de distribuição de medicamentos

COMPARTILHE:

Distribuição de medicamentos Foto: freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) editou a RDC 360/2020, que altera a norma sobre boas práticas de distribuição, armazenagem e transporte de medicamentos, originalmente estabelecida pela RDC 304/2019. A nova RDC foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 31 de março de 2020.

Principais alterações

As alterações são referentes a itens como devolução de medicamentos, verificação e garantia de requisitos legais de licença sanitária e autorização de funcionamento de empresas que compõem a cadeira de distribuição de produtos.

Além disso, a nova RDC também garante a reintegração ao estoque de medicamentos recuperados após roubo, furto ou qualquer apropriação indevida. Mas antes os produtos deverão passar por avaliação técnica que comprove que não houve dano ou violação da caixa e dos dispositivos que garantam a qualidade, a segurança e a eficácia do medicamento.

Houve também mudança no quesito referente à obrigatoriedade do monitoramento de temperatura e umidade, que passa a ser isenta quando o tempo máximo de transporte for inferior a oito horas, desde a partida até o ponto de dispensação do medicamento.

Quando isso acontecer, os produtos deverão ser transportados em embalagens térmicas com qualidade apropriada e condizentes com o tempo e as condições do transporte. As empresas da cadeia de distribuição deverão realizar estudos de mapeamento de temperatura e umidade.

Outra mudança trazida pela RDC 360/2020 foi o início da vigência das normas, que passa de 180 dias para 18 meses, cotados a partir de 18 de setembro de 2019, data da publicação da RDC 304.

Veja também: Revalidação da licença sanitária em tempos de coronavírus

Fonte: Revista da Farmácia

 


VER MAIS SOBRE: anvisa / Distribuição de medicamentos / RDC


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.