Anvisa libera venda de autotestes de Covid-19. Confira as medidas

Autotestes de Covid-19 são liberados no Brasil
Foto: shutterstock

A liberação dos autotestes para detecção de Covid-19 foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta sexta-feira (28). Mas para que os itens sejam comercializados em farmácias, as empresas produtoras interessadas precisam pedir registro junto à agência reguladora.

Decisão da Agência

A autorização é válida somente para os testes antígenos, feitos a partir de coleta de material no fundo da boca e do nariz e que buscam sinais de anticorpos gerados após a infecção. Ou seja, não se aplica aos exames RT-PCR, mais demorados e que detectam a presença do material genético do coronavírus.

A Anvisa sugeriu ainda, mas sem impor como condição, que as empresas desenvolvam estratégias para que os usuários de autotestes informem os resultados por meio de sistema de um sistema online.

Diferença entre testes

A diretoria da Anvisa aceitou a consideração do Ministério da Saúde de que é preciso diferenciar o registro do resultado do autoteste e a notificação de um caso de Covid. “A partir do resultado positivo, procure uma unidade de atendimento de saúde, ou teleatendimento, para que um profissional de saúde realize a confirmação do diagnóstico, notificação e orientações pertinentes”, explica a relatora Cristiane Rose Jourdan.

Como vai funcionar

De acordo com a relatora, a Anvisa aprovou os autotestes considerando que o Ministério da Saúde incluirá orientações sobre o uso dos autotestes no “Plano Nacional de Expansão e Testagem para Covid-19” (PNE Teste). A expectativa é de que essas informações sejam divulgadas em breve.

Veja também: Novas medidas de prevenção à Covid-19 no ambiente de trabalho são divulgadas

Fonte: Revista da Farmácia

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Segundo dados da Interplayers, SP, RJ e MG lideram a expansão do setor; especialista aponta mudança nos hábitos de consumo....
Imunizante produzido pelo Instituto Butantan protege contra duas cepas do vírus Influenza A e uma cepa do vírus tipo B....
Cerimônia aconteceu em São Paulo e premiou empresas franqueadoras....
Material destaca o que as farmácias devem fazer caso sofram ataques de softwares maliciosos que colocam em risco os dados dos sistemas....
Evento discute gestão de pessoas e inovação em recursos humanos no setor farmacêutico....
Empresas devem usar Inteligência Artificial para tarefas do dia a dia e garantir que colaboradores estejam disponíveis para momentos críticos....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!