Anvisa libera venda de autotestes de Covid-19. Confira as medidas

Autotestes de Covid-19 são liberados no Brasil
Foto: shutterstock
Autotestes de Covid-19 são liberados no Brasil
Foto: shutterstock

A liberação dos autotestes para detecção de Covid-19 foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta sexta-feira (28). Mas para que os itens sejam comercializados em farmácias, as empresas produtoras interessadas precisam pedir registro junto à agência reguladora.

Decisão da Agência

A autorização é válida somente para os testes antígenos, feitos a partir de coleta de material no fundo da boca e do nariz e que buscam sinais de anticorpos gerados após a infecção. Ou seja, não se aplica aos exames RT-PCR, mais demorados e que detectam a presença do material genético do coronavírus.

A Anvisa sugeriu ainda, mas sem impor como condição, que as empresas desenvolvam estratégias para que os usuários de autotestes informem os resultados por meio de sistema de um sistema online.

Diferença entre testes

A diretoria da Anvisa aceitou a consideração do Ministério da Saúde de que é preciso diferenciar o registro do resultado do autoteste e a notificação de um caso de Covid. “A partir do resultado positivo, procure uma unidade de atendimento de saúde, ou teleatendimento, para que um profissional de saúde realize a confirmação do diagnóstico, notificação e orientações pertinentes”, explica a relatora Cristiane Rose Jourdan.

Como vai funcionar

De acordo com a relatora, a Anvisa aprovou os autotestes considerando que o Ministério da Saúde incluirá orientações sobre o uso dos autotestes no “Plano Nacional de Expansão e Testagem para Covid-19” (PNE Teste). A expectativa é de que essas informações sejam divulgadas em breve.

Veja também: Novas medidas de prevenção à Covid-19 no ambiente de trabalho são divulgadas

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×