Apenas 1,5% dos medicamentos brasileiros são fitoterápicos

Medicamentos fitoterápicos
Foto: freepik
ads-728x90-2.webp

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A pandemia trouxe muitas reflexões sobre mudanças de hábitos alimentares e físicos – uma possibilidade que ressurge é a prevenção de doenças com medicamentos fitoterápicos. No Brasil, apesar de haver a maior biodiversidade do mundo e a cultura indígena, apenas 1,5% desse tipo de medicamento é consumido, contra, por exemplo, 50% na Alemanha.

Esse tipo de medicamento age na prevenção e complementa a ação de outros medicamentos sintéticos. Atualmente, o País importa os princípios ativos dos fitoterápicos, o que os torna caros e pouco acessíveis a boa parte da população. Dos 1,7 mil vendidos em território nacional aprovados pela Anvisa, apenas 300 são brasileiros.

Norberto Prestes, presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Insumos Farmacêuticos (ABIQUIFI), explica sobre a importância da fabricação desses insumos e como isso pode ajudar no mercado nacional de fitoterápicos.

“Diante desse cenário, se faz necessária a retomada da fabricação de insumos farmacêuticos no Brasil e, inicialmente, enfocar as cadeias completas aqui existentes. As que mais se destacam atualmente são: os insumos de origem animal e vegetal. É a partir dessa oportunidade que destacamos o potencial dos insumos vegetais como uma opção viável para o desenvolvimento de cadeias produtivas no Brasil com impactos econômicos e sociais”, diz Prestes.

As plantas medicinais ganham mais espaço a cada ano, sendo reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2006, foi criada a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que constitui parte das políticas públicas de saúde, meio ambiente, desenvolvimento econômico e social.

Veja também: Casos de diabetes devem subir 46% até 2045, aponta Federação Internacional de Diabetes

Fonte: Revista da Farmácia

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
ads-728x90-2.webp
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Valor arrecadado a partir de um percentual das vendas totais da marca Tena, realizadas nas lojas físicas e nos canais virtuais não presenciais da Venancio....
Para além do aspecto comercial, as colaborações criam conexões emocionais, agregam valor cultural e oferecem experiências únicas....
Associada da Santos & Abreu segue com seu projeto de expansão e abre uma unidade na Várzea, interior do estado do Rio de Janeiro....
Novo modelo digital projeta integrar mais de 11 mil farmácias até 2025, transformando a experiência de compra e impulsionando o setor....
Sistema pode integrar e otimizar processos em comércios eletrônicos, trazendo benefícios para os empresários....
Espetáculo acaba de reestrear em São Paulo e, no Rio de Janeiro, será exibido a partir de 18 de abril, com múltiplas sessões....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Evite multas e bloqueios

Renove a sua Licença Sanitária e Certificado de Regularidade do CRF-RJ.

Prazo final

30/04

Você é associado Ascoferj?

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição