Apenas 1,5% dos medicamentos brasileiros são fitoterápicos

Medicamentos fitoterápicos
Foto: freepik
Medicamentos fitoterápicos
Foto: freepik

A pandemia trouxe muitas reflexões sobre mudanças de hábitos alimentares e físicos – uma possibilidade que ressurge é a prevenção de doenças com medicamentos fitoterápicos. No Brasil, apesar de haver a maior biodiversidade do mundo e a cultura indígena, apenas 1,5% desse tipo de medicamento é consumido, contra, por exemplo, 50% na Alemanha.

Esse tipo de medicamento age na prevenção e complementa a ação de outros medicamentos sintéticos. Atualmente, o País importa os princípios ativos dos fitoterápicos, o que os torna caros e pouco acessíveis a boa parte da população. Dos 1,7 mil vendidos em território nacional aprovados pela Anvisa, apenas 300 são brasileiros.

Norberto Prestes, presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Insumos Farmacêuticos (ABIQUIFI), explica sobre a importância da fabricação desses insumos e como isso pode ajudar no mercado nacional de fitoterápicos.

“Diante desse cenário, se faz necessária a retomada da fabricação de insumos farmacêuticos no Brasil e, inicialmente, enfocar as cadeias completas aqui existentes. As que mais se destacam atualmente são: os insumos de origem animal e vegetal. É a partir dessa oportunidade que destacamos o potencial dos insumos vegetais como uma opção viável para o desenvolvimento de cadeias produtivas no Brasil com impactos econômicos e sociais”, diz Prestes.

As plantas medicinais ganham mais espaço a cada ano, sendo reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2006, foi criada a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que constitui parte das políticas públicas de saúde, meio ambiente, desenvolvimento econômico e social.

Veja também: Casos de diabetes devem subir 46% até 2045, aponta Federação Internacional de Diabetes

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Logotipo Ascoferj

COMUNICADO

A Ascoferj convida a todos para sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), que acontece no dia 18 de maio de 2022, a partir de 14h. A participação pode ser remota ou presencial.

Descubra os temas da pauta e como participar na matéria: https://ascoferj.com.br/noticias/ascoferj-convida-para-assembleia-geral-ordinaria/

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×