Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Ascoferj oferece workshop sobre precificação e regras tributárias do RJ

Workshop sobre regras tributárias
Workshop com Jiovanni Coelho (Foto: Raphaela Quintans)

Aconteceu, nesta quarta-feira (9), o workshop Preço Final, organizado pela Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj). Ministrado por Jiovanni Coelho, CEO da SimTax e especialista em Tributação e Pricing, o curso foi voltado às grandes redes associadas à entidade.

Ao longo do dia, Jiovanni abordou questões importantes como formação de preços de venda, melhores métodos para alcançar a lucratividade, planejamento de compra e funcionamento das regras tributárias no Rio de Janeiro, conhecido como o “caos tributário” do Brasil.

Conteúdo do workshop

“O Rio de Janeiro tem o sistema tributário mais complexo do Brasil. Há uma regra estadual do Codin que possui interpretações diferentes dependendo da distribuidora. O dono de farmácia, quando vai comprar um medicamento, acaba não conseguindo tomar uma decisão com tranquilidade. Pode ser que ele compre no distribuidor A e, por mais que a condição aparentemente pareça melhor do que no B, seja a pior decisão que tomou”, contextualiza o CEO da SimTax.

Além da teoria, o especialista apresentou cases reais e um simulador, permitindo que os participantes pudessem ver como os cálculos precisam ser feitos na prática.

Opinião dos participantes

Um dos empresários participantes foi Sebastião Mascarenhas, gestor da Speed Farma. Para ele, sua participação no workshop teve um aproveitamento de 100%: “O Jiovanni é um profissional que conhece muito bem o assunto. São temas importantes e polêmicos, muita gente veio buscar conhecimento porque é uma dificuldade do varejista”.

Jonatan Rosa, proprietário da Drogatur, concorda: “Esse encontro que a Ascoferj está oferecendo é muito importante porque, às vezes, nós do ramo não temos informação específica. Aqui aprendemos de modo didático e prático. Estamos vindo para a realidade, vendo como aplicar no dia a dia”.

O gestor da Drogaria do Povo, Ricardo Barbosa, acredita que o conteúdo aprendido será relevante também para os consumidores: “O workshop está sendo fundamental para nós, principalmente no quesito de precificação, após tantas mudanças do governo. Conseguiremos deixar os preços mais competitivos, fazendo uma ampla análise dos impostos, que acabará refletindo em benefício para os clientes”.

José Francisco de Mira, da Ocean Farma, e Felipe Fernandes, da Rede Moderna, também comentaram sobre a importância de repassar o conteúdo para o restante da equipe. “O valor dessas informações é enorme e vamos transmitir para o restante da equipe, principalmente a de compras”.

Parceria Ascoferj x SimTax

O presidente da Ascoferj, Luis Carlos Marins, e Jiovanni Coelho vêm trabalhando juntos em prol da melhora da situação tributária do Estado do Rio de Janeiro.

“Acompanhamos constantemente os projetos de lei sobre a situação tributária do Rio na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), inclusive contribuindo com alguns deles. Há um tempo, conseguindo impedir que um deles fosse aprovado, porque ele aumentaria a carga tributária. A Ascoferj tem muito cuidado com os donos de farmácia, porque ela quer ver a prosperidade do segmento”, afirma o CEO.

Luis Carlos Marins, presidente da Ascoferj, e Jiovanni Coelho, CEO da SimTax (Foto: Raphaela Quintans)

Marins complementa: “O Rio de Janeiro vive um momento tributário difícil. Nosso objetivo com o encontro é esclarecer a situação para que as empresas não tenham prejuízos na compra dos produtos”.

Na próxima quarta-feira (16), será a vez das redes de licenciamento participarem do workshop.

Veja também: Venda de autotestes de Covid-19 nas farmácias: tire todas as dúvidas sobre o tema

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.