Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Ascoferj recebe segunda turma de vacinação do ICTQ

Veja como foi o curso, que aconteceu na última semana.
Turma ao final do curso com os certificados

Entre os dias 3 e 4 de outubro, a Ascoferj recebeu a segunda turma de vacinação de 2019, do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ). O curso faz parte do Programa de Formação e Habilitação de Farmacêuticos em Vacinação, voltado para profissionais que queiram aprender ou reforçar seus conhecimentos na área.

Temática das aulas de vacinação

As aulas foram ministradas pelo farmacêutico, mestre e doutorando em Ciência da Saúde pela Universidade Federal de São João Del Rei, Klauber Penaforte. Entre os temas escolhidos, estiveram os aspectos regulatórios e práticos da vacinação e o Programa Nacional de Imunização (PNI).

“A única maneira que o farmacêutico tem de trabalhar com vacina é fazendo um curso de habilitação que atenda à legislação. Além disso, aqui há profissionais que já estão em fase de implementação do serviço. Com isso, eles poderão atuar”, afirma Penaforte.

Nos dois dias de curso, a parte da manhã foi destinada a conceitos teóricos que aparecem na Resolução nº 654/2018 do CRF, além de estudos de caso e análises de bulas de vacinas; e a parte da parte da tarde, às aulas práticas.

Importância do curso de habilitação

Um dos participantes foi o vice-presidente da Ascoferj e proprietário da Farmácia do Leme, Ricardo Valdetaro. Ele comenta sobre a oportunidade de estar presente no curso. “Considero muito importante a capacitação de um número grande de farmacêuticos para que os serviços de vacinação possam ser instalados nas farmácias”, afirma.

Ricardo Valdetaro com Klauber Penaforte e Alexandre Júnior

O vice-presidente diz que é importante também para os moradores do Estado do Rio de Janeiro terem uma outra forma de acesso aos serviços. “É mais fácil encontrar isso nas farmácias do que ter que depender de um posto de saúde que, muitas vezes, está superlotado ou não tem as vacinas que a população deseja”.

Parceria entre ICTQ e Ascoferj segue forte

O coordenador de Marketing e Relacionamento do ICTQ, Alexandre Júnior, fala sobre a importância de realizar um curso como esse em parceria com a Associação. “A Ascoferj tem os farmacêuticos e nós somos um instituto que pode capacitá-los. No fim, podemos agregar mais valor à saúde porque o profissional vai estar muito mais capacitado e nós vamos devolver isso para a sociedade”, finaliza.

Veja também: Cinco passos para montar uma sala de vacinação

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Logotipo Ascoferj

Atenção

Prezados associados e parceiros,

No dia 23/04 (terça-feira), devido ao feriado regional de São Jorge, não haverá expediente na Ascoferj.

Retornaremos às nossas atividades na quarta-feira (24/04).

Bom feriado!

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.