Pular para o conteúdo
.

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 8 de outubro de 2019.

Ascoferj recebe segunda turma de vacinação do ICTQ

COMPARTILHE:

Turma ao final do curso com os certificados

Entre os dias 3 e 4 de outubro, a Ascoferj recebeu a segunda turma de vacinação de 2019, do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ). O curso faz parte do Programa de Formação e Habilitação de Farmacêuticos em Vacinação, voltado para profissionais que queiram aprender ou reforçar seus conhecimentos na área.

Temática das aulas de vacinação

As aulas foram ministradas pelo farmacêutico, mestre e doutorando em Ciência da Saúde pela Universidade Federal de São João Del Rei, Klauber Penaforte. Entre os temas escolhidos, estiveram os aspectos regulatórios e práticos da vacinação e o Programa Nacional de Imunização (PNI).

“A única maneira que o farmacêutico tem de trabalhar com vacina é fazendo um curso de habilitação que atenda à legislação. Além disso, aqui há profissionais que já estão em fase de implementação do serviço. Com isso, eles poderão atuar”, afirma Penaforte.

Nos dois dias de curso, a parte da manhã foi destinada a conceitos teóricos que aparecem na Resolução nº 654/2018 do CRF, além de estudos de caso e análises de bulas de vacinas; e a parte da parte da tarde, às aulas práticas.

Importância do curso de habilitação

Um dos participantes foi o vice-presidente da Ascoferj e proprietário da Farmácia do Leme, Ricardo Valdetaro. Ele comenta sobre a oportunidade de estar presente no curso. “Considero muito importante a capacitação de um número grande de farmacêuticos para que os serviços de vacinação possam ser instalados nas farmácias”, afirma.

Ricardo Valdetaro com Klauber Penaforte e Alexandre Júnior

O vice-presidente diz que é importante também para os moradores do Estado do Rio de Janeiro terem uma outra forma de acesso aos serviços. “É mais fácil encontrar isso nas farmácias do que ter que depender de um posto de saúde que, muitas vezes, está superlotado ou não tem as vacinas que a população deseja”.

Parceria entre ICTQ e Ascoferj segue forte

O coordenador de Marketing e Relacionamento do ICTQ, Alexandre Júnior, fala sobre a importância de realizar um curso como esse em parceria com a Associação. “A Ascoferj tem os farmacêuticos e nós somos um instituto que pode capacitá-los. No fim, podemos agregar mais valor à saúde porque o profissional vai estar muito mais capacitado e nós vamos devolver isso para a sociedade”, finaliza.

Veja também: Cinco passos para montar uma sala de vacinação


VER MAIS SOBRE: consultório farmacêutico / Curso de vacinação / farmacêutico / Farmácia / ICTQ / vacinação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *