Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Ascoferj tem liminar favorável a associado contra operadora de telefonia

Entenda o caso, que teve o resultado nesta semana.
Ascoferj vence caso contra operadora de telefonia
Foto: freepik

Na última quarta-feira (9/9), o Departamento Jurídico da Ascoferj obteve uma liminar favorável a um de seus associados contra a operadora de telefonia Claro. Com a decisão, a empresa não poderá negativar a rede de farmácias no Serasa ou SPC. Caso o faça, pagará uma multa de R$ 10 mil.

Entenda o caso

Durante a pandemia da Covid-19, todos os estados brasileiros criaram leis e decretos que tinham como objetivo facilitar a vida da população. Um dessas normas, no Rio de Janeiro, foi a Lei Estadual nº 8.888/2020, que permitiu aos clientes de telefonia móvel rescindir os contratos feitos com as operadoras sem pagar multas, muitas vezes decorrentes de fidelização a um plano.

“A grande vantagem da lei é que não foi diferenciado se seriam apenas pessoas jurídicas (PJ) e pessoas físicas (PF). Nosso associado era cliente da Claro desde 2018 e, por alguma insatisfação, optou por rescindir o contrato em agosto deste ano. Logo depois, foram informados da multa de R$ 12.050,00”, explica Gustavo Semblano, consultor jurídico da Ascoferj à frente do caso.

Justificativa

Mesmo com a lei valendo, por recomendação do advogado, a rede de farmácias realizou um depósito judicial – uma caução – com valor equivalente ao da multa, mostrando ao juiz que não desejava fugir das responsabilidades. “Dia 9, o juiz proferiu a decisão liminar em favor do nosso associado, frisando o depósito que nós fizemos, pois ele entendeu que a rede queria apenas cumprir a lei”, diz Semblano.

Contudo, no dia seguinte (10/9), a Claro realizou um bloqueio preventivo das linhas dos diretores da rede, uma forma de fazê-los pagar o valor da dívida. Os executivos enviaram a decisão judicial para a operadora e para a Anatel que, ao fim do dia, reativou todas as linhas.

Veja também: É De Farmácia chega à 100ª entrevista e traz sete temas atuais do varejo farma

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.