Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Ascoferj tem vitória na Justiça Federal em favor de associado

Vitória aconteceu no início do mês de novembro. Veja tudo sobre:
Associado de Nova Iguaçu é beneficiado em ação em nível Federal
Foto: Divulgação

No início do mês de novembro, o Departamento Jurídico da Ascoferj obteve mais uma vitória na 1ª Vara Federal de Nova Iguaçu para uma farmácia associada. O Auto de Infração que havia sido lavrado pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ) foi anulado.

Entenda o caso

Em maio de 2018, um agente de fiscalização do CRF/RJ visitou a farmácia no momento em que o farmacêutico responsável estava ausente por conta de um atendimento médico, informado na hora pelo proprietário do estabelecimento. O fiscal acabou lavrando um Termo de Visita e, posteriormente, um Auto de Infração.

O farmacêutico apresentou atestado médico, mas o Conselho contestou dizendo que os argumentos utilizados pela farmácia não eram suficientes para descaracterizar a infração do artigo 24 da Lei nº 3.820/60.

A defesa do farmacêutico

O Departamento Jurídico da Ascoferj afirmou que a ausência do farmacêutico foi temporária e devidamente justificada por atestado médico. Não havia tempo hábil para substituí-lo por outro profissional, pois foi uma emergência.

Outro argumento utilizado foi que, no momento da fiscalização, o farmacêutico estava acompanhado de uma outra pessoa na emergência de um hospital, o que justifica a ausência momentânea dele na farmácia.

Além disso, foi comprovado que essa ausência aconteceu somente na visita de maio de 2018.

A decisão

Após apresentação das provas (atestado médico), a juíza federal Dra. Maria Izabel Gomes Sant’Anna decidiu pela anulação do Auto de Infração, reconhecendo ainda que a multa aplicada foi excessiva. Entretanto o CRF/RJ ainda pode recorrer da sentença.

Veja também: Ascoferj ganha ação em favor das farmácias de Nova Iguaçu

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.