Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Boehringer Ingelheim e Inventiva firmam parceria para desenvolvimento de novos tratamentos para fibrose pulmonar idiopática

O projeto da Boehringer com a farmacêutica francesa tem investimento de mais de 170 milhões de euros e visa aproveitar o potencial terapêutico de um novo tratamento para fibrose pulmonar idiopática.

A Boehringer Ingelheim, uma das 20 principais farmacêuticas do mundo, e a Inventiva, biofarmacêutica francesa especializada em soluções terapêuticas inovadoras para fibrose, oncologia e doenças órfãs, anunciaram uma parceria para pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos para Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI) e outras doenças fibrosantes. Por meio desse acordo, os times de pesquisa das duas empresas irão validar um novo conceito terapêutico, combinando o profundo conhecimento da Inventiva em tecnologias de regulação genética em fibrose com as capacidades da Boehringer Ingelheim no desenvolvimento de novos medicamentos.

A nova parceria é um exemplo da crescente preocupação da Boehringer Ingelheim com a inovação e faz parte da trajetória da empresa no desenvolvimento de medicamentos para FPI. A Boehringer Ingelheim já tem em seu portfólio um medicamento inédito para o tratamento da doença, OFEV®, que tem como princípio ativo nintedanibe uma molécula inibidora de tirosina quinases, que impede a multiplicação das células que causam as cicatrizes (fibrose) no tecido pulmonar, diminuindo assim a velocidade de progressão da doença. Aprovado e comercializado mundialmente para o tratamento de FPI em adultos, OFEV® será a referência para o desenvolvimento clínico e comercialização de potenciais fármacos provenientes da parceria.

A Fibrose Pulmonar Idiopática é uma doença pulmonar debilitante e com elevada taxa de mortalidade, afetando cerca de 3 milhões de pessoas em todo o mundo – estima-se que cerca de 13 a 18 mil brasileiros sofram com a condição1. Caracterizada pela cicatrização crônica e remodelação do pulmão e diminuição progressiva da função pulmonar, a FPI é a doença intersticial pulmonar mais comum encontrada em todo o mundo e representa uma ameaça para a saúde pública, já que de 70% a 80% dos pacientes morrem em aproximadamente cinco anos após o diagnóstico. As causas da FPI ainda não foram completamente esclarecidas e, apesar dos recentes progressos, as opções de tratamento para os pacientes ainda são limitadas.

Estamos muito orgulhosos, e celebramos a parceria com a Boehringer Ingelheim, uma empresa reconhecida por suas habilidades de pesquisa e desenvolvimento na área de fibrose pulmonar, particularmente FPI”, comentou Pierre Broqua, CSO e cofundador da Inventiva. “Paralelamente ao desenvolvimento do nosso próprio portfólio, também faz parte da estratégia estabelecer parcerias de pesquisa com grandes empresas farmacêuticas do mundo. O acordo com a Boehringer comprova a experiência da Inventiva e contribui para reforçar a nossa posição de liderança e inovação no campo da fibrose”, completa Pierre.

“Estamos entusiasmados com essa parceria e ansiosos para colaborar com a equipe de Inventiva no desenvolvimento potencial de uma nova terapia inovadora para o tratamento de FPI”, comentou Clive R. Wood, Ph.D., Vice-Presidente Corporativo Sênior de Pesquisa e Inovação da Boehringer Ingelheim. “Estamos impressionados com as competências de pesquisa e desenvolvimento da Inventiva, que tem profundo conhecimento nesse campo. Acreditamos firmemente que a nossa união de forças nos permitirá promover a tradução de um novo conceito terapêutico aspiracional para novas terapias para os pacientes.”

A Inventiva receberá um aporte adiantado e é elegível para obter financiamento para projetos de pesquisa e desenvolvimento, além de 170 milhões de euros para investimento em questões regulatórias e comerciais e royalties sobre as vendas líquidas dos produtos resultantes da parceria.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Boehringer

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.