Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Brasileiros ignoram riscos da automedicação com colírio

Saúde & Lazer

Estudo aponta que o uso do medicamento sem prescrição médica é maior no verão

Um estudo inédito realizado pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em Campinas, mostra que quatro em cada 10 pessoas usam colírio sem receita médica durante o verão. Segundo o especialista, esses pacientes com desconforto visual chegam à consulta médica usando colírio por conta própria, sendo que no restante do ano essa incidência cai para 30%. Para ele, o brasileiro não trata o colírio como um medicamento, já que, independentemente da fórmula, gera sensação de alívio imediato e aumenta a lubrificação da superfície ocular.

O tipo de colírio mais usado pelos pacientes que se automedicam é o vasoconstritor, cujo uso prolongado predispõe à catarata precoce e pode mascarar doenças, levando a complicações visuais. Além disso, Queiroz Neto adverte que o uso compartilhado do colírio deve ser evitado, uma vez que possibilita a contaminação cruzada.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.