Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Entenda as diferenças entre medicamentos pioneiros, genéricos e similares

Há diferenças entre as categorias, mas todos devem atender aos padrões de eficácia, segurança e qualidade da Anvisa.
Entenda as diferenças entre medicamentos pioneiros, genéricos e similares
Foto: Divulgação

No campo farmacêutico, há distinções bem definidas entre tipos de medicamentos. Para esclarecer o tema, é fundamental compreender as três categorias principais de medicamentos: pioneiros, similares e genéricos.

Leia: Consumidores optam pelos genéricos e vendas crescem 5% nas farmácias em 2023

Medicamentos Pioneiros (ou de Referência): aqueles que passaram por todos os testes necessários para comprovar sua eficácia, segurança e qualidade, sendo aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Eles são os primeiros a serem registrados no país e servem como base de comparação para outros medicamentos. São desenvolvidos e patenteados por uma empresa farmacêutica, e, por isso, são reconhecidos pelo nome comercial escolhido pela indústria que os detém.

Medicamentos Similares: também possuem a mesma composição química, concentração, forma farmacêutica, eficácia, segurança e qualidade dos medicamentos de referência, porém, diferem em relação ao fabricante. Eles também passam por estudos de biodisponibilidade com os medicamentos de referência, o que significa que produzem o mesmo efeito no organismo quando administrados na mesma dose. No entanto, os similares podem ter diferenças em relação aos excipientes (substâncias inertes) utilizados na formulação. Assim como os pioneiros, os similares são vendidos pelo nome comercial.

Medicamentos Genéricos: são cópias de medicamentos pioneiros que já tiveram sua patente expirada. Eles possuem a mesma composição química, concentração, forma farmacêutica, eficácia, segurança e qualidade do medicamento de referência. No entanto, são produzidos por diferentes fabricantes e são vendidos sob o nome do princípio ativo (substância química) que compõe o medicamento.

Leia também: Althaia produzirá dois medicamentos inéditos e 16 genéricos

Segundo Tiago de Moraes Vicente, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), os genéricos se destacam como os mais prescritos e amplamente utilizados na prática médica. “Em 2023, o mercado dos genéricos alcançou mais de 1 bilhão de unidades vendidas, mais de 60 milhões de prescrições e atualmente tratam cerca de 95% das doenças no Brasil”, conta.

Aqui estão os 6 genéricos mais prescritos:

– Losartana;

– Dipirona Sódica;

– Sinvastatina;

– Nimesulida;

– Sildenafila;

– Simeticona.

Em suma, a distinção principal entre medicamentos de referência, genéricos e similares reside no processo de registro, no nome comercial e, ocasionalmente, nos excipientes da formulação. Contudo, em termos de eficácia, segurança e qualidade, todos devem atender aos rigorosos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.