Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Carreiras em evolução

Quem compete no mercado de trabalho investe por conta própria na formação e negocia seu talento com mais desenvoltura.

Revista da Farmácia (ed.192):

 

midias
Lucia Gadelha

 

No cenário atual, os especialistas têm considerado ser de vital importância a atualização das competências e o planejamento de carreira, permitindo, dessa forma, que o profissional fique alinhado às novas tendências, metodologias e atribuições do cargo que ocupa no segmento farmacêutico. Tais posturas resultam em maior flexibilidade, ao mesmo tempo em que abrem novas possibilidades de ascensão.

Nesse contexto atual de competitividade e diversidade nos cargos e setores, cada vez mais alinhados com o planejamento estratégico de suas respectivas empresas, os profissionais devem fortalecer seus diferenciais e desenvolver múltiplas habilidades técnicas e comportamentais, com foco na educação continuada.

Ao longo dos anos, a carreira profissional tem mudado de característica. No passado, a ela tinha como característica uma “vida na empresa”, ou seja, quanto mais tempo se trabalhava na mesma instituição, melhor eram a remuneração e as possibilidades de ascensão vertical. Sendo assim, as empresas eram as responsáveis pela carreira dos seus colaboradores.

Na década de 1980, o descritivo de cargos virou tendência nas grandes companhias com o objetivo de promover planos de carreira para os colaboradores. Mas, como nem todos desejavam e tinham aptidão para assumir um cargo de liderança, surgiu a opção de seguir dois caminhos: ser promovido ou tornar-se um especialista.

A globalização, as novas tecnologias e as mudanças incessantes e constantes que vêm afetando o ambiente empresarial desde a década de 1990 criaram a necessidade de adaptação tanto por parte das empresas como dos profissionais. Diante disso, a tendência passa a ser buscar pela empregabilidade, que significa o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que tornam um profissional preparado e importante não apenas para a empresa em que atua, mas também para qualquer companhia que tenha a necessidade de contratá-lo.

Atualmente, quem compete no mercado de trabalho investe por conta própria na formação, negocia seu talento com mais desenvoltura e assume a responsabilidade pelo seu plano de carreira em parceria com a empresa que deseja reter os melhores profissionais.

Para alcançar o sucesso e se diferenciar, é preciso planejar a carreira. O sucesso poderá ser determinado pelo que você faz bem e pelo que combina as suas melhores habilidades e interesses. Podemos considerar como etapas do planejamento de carreira o autoconhecimento e a percepção de pontos fortes e fracos, seguidos dos objetivos de evolução a partir de um plano de ação, que deve ser monitorado continuamente.

Todo o esforço despendido para a obtenção de novos conhecimentos somente terá validade quando eles puderem efetivamente ser utilizados nas atividades desenvolvidas pelo indivíduo. Sendo assim, o planejamento e a gestão de carreira tornam-se um fator preponderante na condução da trajetória profissional e estimulam o indivíduo a fazer uma análise de suas competências e, principalmente, entender a si próprio, facilitando a condução de seus propósitos pessoais e profissionais e proporcionando o encontro do trabalho certo, o que, consequentemente, vai aumentar o nível de satisfação dele na carreira, com obtenção do sucesso.

Comunicação Ascoferj

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.