Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
Notícias
8 de agosto de 2019.
Já são mais de mil salas farmacêuticas em todo o Brasil. E esse número tende a crescer ainda mais, principalmente se a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fizer a prometida revisão na RDC 44/2009, o que certamente vai ampliar os serviços farmacêuticos.
No entanto, não basta abrir o consultório farmacêutico e começar a realizar os serviços. Para que eles sejam prestados com qualidade e segurança, é preciso seguir uma série de passos e processos. A seguir, separei cinco passos para que sua farmácia preste serviços de saúde com eficácia.
Como em qualquer negócio, antes da implantação, é necessário que saibamos a sua viabilidade e estimativas de resultados (custos e receitas). Para chegar ao resultado esperado, devemos ter métodos, processos e gestão. Ferramentas que devem nos guiar para o mais próximo ou além de nossas estimativas iniciais. Antes de falarmos sobre métodos, processos e gestão, é importante deixarmos claro que a prestação de serviços de saúde dentro de farmácias e drogarias é um negócio que funciona, ou que irá funcionar, dentro de outro negócio que já está em percurso, mas possui características distintas. Por essa razão, é importante fazer estimativas proporcionais ao negócio já existente para obter valores aproximados.
Conheça a legislação vigente e fique de olho nas movimentações e tendências do mercado no que diz respeito a consultório farmacêutico. Outra dica importante é sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que está em vigor. A prestação de serviços de saúde em farmácias e drogarias é um tema relativamente novo, inclusive no quesito de leis e regulamentações, o que amplifica a variabilidade de interpretação e aplicabilidade das normas.
Você vai investir um bom dinheiro em uma mudança radical de cultura, espaço, equipamentos, capacitações para, no fim, esconder ou dificultar o acesso do seu cliente ao espaço? Será que vai funcionar? Pode até funcionar, mas pode multiplicar em dez vezes o investimento necessário em marketing para tornar o serviço conhecido. Em relação à metragem, na legislação em vigor, exige-se espaço mínimo de 9 m². Mas eu recomendo fortemente que você separe, no mínimo, 12 m². Fica mais confortável e menos sufocante para o cliente. Sem falar que vai ser melhor para pensar na disposição dos mobiliários, fluxos e processos dentro da sala.
Devemos enfatizar que as modificações do mercado, nesses últimos anos, intervieram nos meios de marketing e publicidade. A forma de vender ou apresentar um produto ou serviço já não funciona da mesma forma. No varejo farmacêutico, podemos notar uma carência de estratégias de marketing e tecnologia, e a falta dessa evolução age diretamente nos resultados das farmácias. Devemos lembrar que as estratégias utilizadas há 10, 15, 20 anos não são as mesmas que funcionam atualmente.
Precisamos ter foco e saber oferecer a solução para nossos clientes e pacientes, por isso a necessidade de estarmos em constante evolução. A oferta de serviços de saúde não é igual à venda de medicamentos. A publicidade em saúde deve ser específica: você deve oferecer resultado e não doença. Para isso, não deve utilizar palavras que se refiram diretamente a doenças ou distúrbios. As pessoas buscam farmácias, hospitais e clínicas para obter a solução para o problema que estão vivenciando, e, para isso, você oferece melhora e prevenção em saúde.
Na prestação de serviços de saúde, o resultado financeiro se traduz em resultados em saúde que você irá proporcionar aos seus clientes. Caso suas estratégias estejam voltadas especificamente para a quantidade de serviços de saúde que você oferece dentro do consultório farmacêutico, saiba que a probabilidade do negócio fracassar e você e sua equipe se frustrarem é grande.
Para se ter resultado em saúde, o trabalho deve ser contínuo, com cada passo sendo comemorado como uma vitória. Traçando estratégias de coleta de informações, parcerias multiprofissionais, eventos de saúde diferenciados, estratégias comerciais, marketing eficaz e divulgação dos resultados obtidos, o caminho será de sucesso. Simultaneamente ao resultado que você passa a obter, sua equipe começa a participar mais.
Quer saber mais sobre prestação de serviços em farmácias e drogarias? Baixe o e-book grátis sobre o assunto em: https://www.pontocare.com.br/ebook.
Leia também: Assistência farmacêutica cresce cada vez mais no Brasil
Assista no É de Farmácia: Como montar uma sala de serviços farmacêuticos
Fonte: Revista da Farmácia