Cinco passos para um layout de farmácia vendedor

Este é o presente do Renato Diniz para a Semana da Farmácia.
Saiba como melhorar o layout da sua loja
Foto: Flexside
ads-728x90-2.webp

O termo layout significa o desenho ou arranjo físico de como os produtos serão expostos e organizados nas gôndolas das farmácias. Um bom layout de farmácia favorece a decisão de compra do consumidor e aumenta a rentabilidade do ponto de venda.

A determinação de como os itens serão organizados nas prateleiras deve obedecer ao que chamamos de gerenciamento por categorias. Não é possível definir layout de farmácia sem antes gerenciarmos corretamente as categorias de todo o sortimento de produtos.

O ponto de venda deve enxergar as categorias da mesma forma que o consumidor. Em geral, existem quatro tipos de categorias de produtos: destino, rotina, sazonal e conveniência. Com base nessa divisão, o gestor define o melhor layout para a loja.

Neste artigo, separei cinco passos para que você possa criar um layout vendedor para o seu ponto de venda.

Passo 1: Macrossetorização das categorias

É quando tudo começa. Consiste em definir o layout de forma mais ampla, escolhendo em que ponto da loja ficarão os medicamentos, os produtos de higiene, perfumaria e cosméticos e os demais itens de varejo. No PDV, a disposição dos espaços deve ser pensada sempre para favorecer a compra e o conforto do consumidor.

A área destinada a medicamentos deve ter 20% do espaço da farmácia, enquanto HPC, 80%. Nas laterais, devem ficar as categorias Perfumaria Especial, Cabelos, Infantil, Boa Forma, Cuidados para a Saúde e Descartáveis Adultos. No centro, as categorias Masculino, Higiene Corporal e Higiene Oral. Por fim, antes do caixa, coloque as categorias Conveniências e Geladeiras.

Passo 2: Microssetorização das categorias

Em linhas gerais, microssetorizar significa agrupar as categorias correlatas em um único espaço. Os agrupamentos devem ser por sexo. Também sugiro criar espaços específicos, como infantil, oftalmo, diabético e idoso, os principais públicos de uma farmácia.

Em relação às categorias femininas, não se prenda aos produtos óbvios. Inclua também gel lubrificante, preservativos e tudo mais que a mulher usa e gostaria de encontrar próximo um do outro.

Passo 3: Ordem dos produtos nas gôndolas

Os produtos mais rentáveis e mais procurados devem ficar expostos na altura dos olhos e ao alcance das mãos, assim como os lançamentos da indústria. Já os itens de menor valor agregado e com preços mais competitivos devem estar nas prateleiras mais baixas. Lembre-se de que os preços precisam estar visíveis.

Passo 4: Buticalização

É o momento de agregar valor estético ao layout de farmácia. Conforme pesquisa do POPAI Brasil, 85% dos consumidores decidem o produto e a marca que vão levar no ponto de venda. Por isso, o visual faz toda a diferença. Crie ambientes que possam expor os produtos de forma diferenciada e sofisticada. A exposição atrativa e organizada, aliada a uma boa iluminação, pode ser determinante na decisão de compra do cliente. Hoje, os consumidores preferem lojas amplas, bem iluminadas e com mobiliário moderno.

Passo 5: Depois de tudo pronto, controle

Uma vez concluída a reformulação de todo o layout da farmácia, cuide da manutenção. Por exemplo, prateleiras vazias dão ao cliente a sensação de que os produtos estão em falta e de que ele não vai encontrar o que precisa. Por isso, mesmo que você deixe as gôndolas com menos produtos, nunca permita que fiquem vazias.

Mais dois pontos merecem atenção constante: limpeza e iluminação. Nunca permita que a loja fique suja e mal iluminada. Se uma lâmpada queimar, troque imediatamente. Agindo assim, você passará para o seu cliente a imagem de zelo e eficiência.

Veja também: Cuidado farmacêutico no Dia Nacional da Saúde (5 de agosto)

Assista no É de Farmácia: Como montar uma farmácia-boutique

Fonte: Revista da Farmácia

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
ads-728x90-2.webp
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Valor arrecadado a partir de um percentual das vendas totais da marca Tena, realizadas nas lojas físicas e nos canais virtuais não presenciais da Venancio....
Para além do aspecto comercial, as colaborações criam conexões emocionais, agregam valor cultural e oferecem experiências únicas....
Associada da Santos & Abreu segue com seu projeto de expansão e abre uma unidade na Várzea, interior do estado do Rio de Janeiro....
Novo modelo digital projeta integrar mais de 11 mil farmácias até 2025, transformando a experiência de compra e impulsionando o setor....
Sistema pode integrar e otimizar processos em comércios eletrônicos, trazendo benefícios para os empresários....
Espetáculo acaba de reestrear em São Paulo e, no Rio de Janeiro, será exibido a partir de 18 de abril, com múltiplas sessões....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Evite multas e bloqueios

Renove a sua Licença Sanitária e Certificado de Regularidade do CRF-RJ.

Prazo final

30/04

Você é associado Ascoferj?

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição