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Notícias
5 de agosto de 2019.
O termo layout significa o desenho ou arranjo físico de como os produtos serão expostos e organizados nas gôndolas das farmácias. Um bom layout de farmácia favorece a decisão de compra do consumidor e aumenta a rentabilidade do ponto de venda.
A determinação de como os itens serão organizados nas prateleiras deve obedecer ao que chamamos de gerenciamento por categorias. Não é possível definir layout de farmácia sem antes gerenciarmos corretamente as categorias de todo o sortimento de produtos.
O ponto de venda deve enxergar as categorias da mesma forma que o consumidor. Em geral, existem quatro tipos de categorias de produtos: destino, rotina, sazonal e conveniência. Com base nessa divisão, o gestor define o melhor layout para a loja.
Neste artigo, separei cinco passos para que você possa criar um layout vendedor para o seu ponto de venda.
É quando tudo começa. Consiste em definir o layout de forma mais ampla, escolhendo em que ponto da loja ficarão os medicamentos, os produtos de higiene, perfumaria e cosméticos e os demais itens de varejo. No PDV, a disposição dos espaços deve ser pensada sempre para favorecer a compra e o conforto do consumidor.
A área destinada a medicamentos deve ter 20% do espaço da farmácia, enquanto HPC, 80%. Nas laterais, devem ficar as categorias Perfumaria Especial, Cabelos, Infantil, Boa Forma, Cuidados para a Saúde e Descartáveis Adultos. No centro, as categorias Masculino, Higiene Corporal e Higiene Oral. Por fim, antes do caixa, coloque as categorias Conveniências e Geladeiras.
Em linhas gerais, microssetorizar significa agrupar as categorias correlatas em um único espaço. Os agrupamentos devem ser por sexo. Também sugiro criar espaços específicos, como infantil, oftalmo, diabético e idoso, os principais públicos de uma farmácia.
Em relação às categorias femininas, não se prenda aos produtos óbvios. Inclua também gel lubrificante, preservativos e tudo mais que a mulher usa e gostaria de encontrar próximo um do outro.
Os produtos mais rentáveis e mais procurados devem ficar expostos na altura dos olhos e ao alcance das mãos, assim como os lançamentos da indústria. Já os itens de menor valor agregado e com preços mais competitivos devem estar nas prateleiras mais baixas. Lembre-se de que os preços precisam estar visíveis.
É o momento de agregar valor estético ao layout de farmácia. Conforme pesquisa do POPAI Brasil, 85% dos consumidores decidem o produto e a marca que vão levar no ponto de venda. Por isso, o visual faz toda a diferença. Crie ambientes que possam expor os produtos de forma diferenciada e sofisticada. A exposição atrativa e organizada, aliada a uma boa iluminação, pode ser determinante na decisão de compra do cliente. Hoje, os consumidores preferem lojas amplas, bem iluminadas e com mobiliário moderno.
Uma vez concluída a reformulação de todo o layout da farmácia, cuide da manutenção. Por exemplo, prateleiras vazias dão ao cliente a sensação de que os produtos estão em falta e de que ele não vai encontrar o que precisa. Por isso, mesmo que você deixe as gôndolas com menos produtos, nunca permita que fiquem vazias.
Mais dois pontos merecem atenção constante: limpeza e iluminação. Nunca permita que a loja fique suja e mal iluminada. Se uma lâmpada queimar, troque imediatamente. Agindo assim, você passará para o seu cliente a imagem de zelo e eficiência.
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Fonte: Revista da Farmácia