Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Cinco passos para um layout de farmácia vendedor

Este é o presente do Renato Diniz para a Semana da Farmácia.
Saiba como melhorar o layout da sua loja
Foto: Flexside

O termo layout significa o desenho ou arranjo físico de como os produtos serão expostos e organizados nas gôndolas das farmácias. Um bom layout de farmácia favorece a decisão de compra do consumidor e aumenta a rentabilidade do ponto de venda.

A determinação de como os itens serão organizados nas prateleiras deve obedecer ao que chamamos de gerenciamento por categorias. Não é possível definir layout de farmácia sem antes gerenciarmos corretamente as categorias de todo o sortimento de produtos.

O ponto de venda deve enxergar as categorias da mesma forma que o consumidor. Em geral, existem quatro tipos de categorias de produtos: destino, rotina, sazonal e conveniência. Com base nessa divisão, o gestor define o melhor layout para a loja.

Neste artigo, separei cinco passos para que você possa criar um layout vendedor para o seu ponto de venda.

Passo 1: Macrossetorização das categorias

É quando tudo começa. Consiste em definir o layout de forma mais ampla, escolhendo em que ponto da loja ficarão os medicamentos, os produtos de higiene, perfumaria e cosméticos e os demais itens de varejo. No PDV, a disposição dos espaços deve ser pensada sempre para favorecer a compra e o conforto do consumidor.

A área destinada a medicamentos deve ter 20% do espaço da farmácia, enquanto HPC, 80%. Nas laterais, devem ficar as categorias Perfumaria Especial, Cabelos, Infantil, Boa Forma, Cuidados para a Saúde e Descartáveis Adultos. No centro, as categorias Masculino, Higiene Corporal e Higiene Oral. Por fim, antes do caixa, coloque as categorias Conveniências e Geladeiras.

Passo 2: Microssetorização das categorias

Em linhas gerais, microssetorizar significa agrupar as categorias correlatas em um único espaço. Os agrupamentos devem ser por sexo. Também sugiro criar espaços específicos, como infantil, oftalmo, diabético e idoso, os principais públicos de uma farmácia.

Em relação às categorias femininas, não se prenda aos produtos óbvios. Inclua também gel lubrificante, preservativos e tudo mais que a mulher usa e gostaria de encontrar próximo um do outro.

Passo 3: Ordem dos produtos nas gôndolas

Os produtos mais rentáveis e mais procurados devem ficar expostos na altura dos olhos e ao alcance das mãos, assim como os lançamentos da indústria. Já os itens de menor valor agregado e com preços mais competitivos devem estar nas prateleiras mais baixas. Lembre-se de que os preços precisam estar visíveis.

Passo 4: Buticalização

É o momento de agregar valor estético ao layout de farmácia. Conforme pesquisa do POPAI Brasil, 85% dos consumidores decidem o produto e a marca que vão levar no ponto de venda. Por isso, o visual faz toda a diferença. Crie ambientes que possam expor os produtos de forma diferenciada e sofisticada. A exposição atrativa e organizada, aliada a uma boa iluminação, pode ser determinante na decisão de compra do cliente. Hoje, os consumidores preferem lojas amplas, bem iluminadas e com mobiliário moderno.

Passo 5: Depois de tudo pronto, controle

Uma vez concluída a reformulação de todo o layout da farmácia, cuide da manutenção. Por exemplo, prateleiras vazias dão ao cliente a sensação de que os produtos estão em falta e de que ele não vai encontrar o que precisa. Por isso, mesmo que você deixe as gôndolas com menos produtos, nunca permita que fiquem vazias.

Mais dois pontos merecem atenção constante: limpeza e iluminação. Nunca permita que a loja fique suja e mal iluminada. Se uma lâmpada queimar, troque imediatamente. Agindo assim, você passará para o seu cliente a imagem de zelo e eficiência.

Veja também: Cuidado farmacêutico no Dia Nacional da Saúde (5 de agosto)

Assista no É de Farmácia: Como montar uma farmácia-boutique

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.