Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Comissão da Câmara aprova logística reversa para medicamentos

Projeto ainda será analisado por mais três comissões da Câmara dos Deputados.
Cleia Viana/Câmara dos Deputados

No fim de outubro, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2121/11, que obriga fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de medicamentos a adotarem a logística reversa para resíduos de remédios, produtos em desuso e impróprios para o consumo.

O relator do projeto, o deputado Marx Beltrão (PSD-AL), recomendou a aprovação do texto substitutivo elaborado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço em 2017. Na época, foram inseridos dispositivos na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê a logística reversa.

Como funciona atualmente

Atualmente, a Política Nacional exige que fabricantes e revendedores de pilhas, baterias, lâmpadas, produtos eletroeletrônicos, óleos lubrificantes e pneus façam a logística reversa, com regras para o destino final pós-venda e pós-consumo dos produtos.

Já o substitutivo afirma que os consumidores deverão devolver os medicamentos com embalagens para as empresas que fazem parte da cadeia produtiva de medicamentos, responsabilidade que já é prevista na lei para os outros produtos.

Com isso, os custos da logística reversa serão assumidos pelas empresas. O governo deverá definir a classificação de risco e a destinação correta dos medicamentos e das embalagens.

Próximos passos

O projeto já tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Veja também: Anvisa abre CP sobre medicamentos isentos de prescrição

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.