fbpx
Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 16 de junho de 2021.

Como atender a estratégia de marketing no merchandising farmacêutico

COMPARTILHE:

Merchandising farmacêutico Foto: Divulgação

Com o passar dos anos, as farmácias são consideradas cada vez mais como opção de compra para o shopper, não apenas de medicamentos, mas também de produtos de saúde e bem-estar. Elaborar estratégias para que os produtos estejam bem posicionados e proporcionar uma boa experiência de compra podem fazer toda a diferença.

Diante de tantas ofertas de produtos, é importante se diferenciar para ter a marca reconhecida. Ronaldo Barbosa, consultor de Trade Marketing da InterPlayers, afirma que os itens não são expostos aleatoriamente, e sim obedecem a uma ordem a fim de aumentar sua visibilidade.

Posicionamento dos produtos

A estratégia do trade marketing é uma forma de valorizar os produtos e fazer com que a sua participação no mercado seja mais agressiva e relevante. A presença de um promotor, representando a marca, pode ser um fator decisivo para finalização da compra. “Uma das funções do promotor é apoiar diretamente no posicionamento de itens, fazendo com que, muitas vezes, identifique a oportunidade de ativações de Cross Merchandising”, revela.

Um exemplo disso são os absorventes higiênicos próximos a sabonetes íntimos, acetona perto de esmaltes e pacotes de algodões, pomada para assaduras ao lado de fraldas, entre outros. “Dessa forma, quando você vai à procura de determinado produto, a chance de converter a venda de outro pode aumentar significativamente e, em consequência, contribuir para o aumento de sell out”.

Outras ações

Medicamentos isentos de prescrição já ficam do lado de fora do balcão das farmácias, o que diminui a dependência do balconista e do farmacêutico, que tem outras atribuições. Outro ponto importante são os check-outs, onde os caixas ficam dispostos e geralmente a compra por impulso ganha força.

Além disso, o balconista funciona como um agente em diversas ações da indústria e precisa ser treinado. “O time de promoção de vendas e mershandising agrega valor de maneira que os consumidores não percebem, mas seguramente agradecem, assim como o estabelecimento e as marcas”, finaliza Barbosa.

Veja também: Linx e DB1 desenvolvem primeiro aplicativo em SaaS para farmácias

Fonte: Revista da Farmácia


VER MAIS SOBRE: InterPlayers / Merchandising farmacêutico


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo Ascoferj

INFORMA

A Ascoferj informa que está em regime semipresencial.

Segundas, quartas e sextas: atendimento presencial, das 12h às 17h
Terças e quintas: atendimento remoto, das 8h às 17h.

Telefones de todos os setores para contato:

– Financeiro – (21) 98272-2882
– Jurídico – (21) 98097-0092
– Regulatório – (21) 98272-2852
– Comunicação – (21) 98272-2867
– DAC/Cursos – (21) 98399-0146
– Central de Negócios – (21) 98293-1816
– Comercial – (21) 98097-0099
– Relacionamento – (21) 98145-2036

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×