Como atender a estratégia de marketing no merchandising farmacêutico

Merchandising farmacêutico
Foto: Divulgação

Com o passar dos anos, as farmácias são consideradas cada vez mais como opção de compra para o shopper, não apenas de medicamentos, mas também de produtos de saúde e bem-estar. Elaborar estratégias para que os produtos estejam bem posicionados e proporcionar uma boa experiência de compra podem fazer toda a diferença.

Diante de tantas ofertas de produtos, é importante se diferenciar para ter a marca reconhecida. Ronaldo Barbosa, consultor de Trade Marketing da InterPlayers, afirma que os itens não são expostos aleatoriamente, e sim obedecem a uma ordem a fim de aumentar sua visibilidade.

Posicionamento dos produtos

A estratégia do trade marketing é uma forma de valorizar os produtos e fazer com que a sua participação no mercado seja mais agressiva e relevante. A presença de um promotor, representando a marca, pode ser um fator decisivo para finalização da compra. “Uma das funções do promotor é apoiar diretamente no posicionamento de itens, fazendo com que, muitas vezes, identifique a oportunidade de ativações de Cross Merchandising”, revela.

Um exemplo disso são os absorventes higiênicos próximos a sabonetes íntimos, acetona perto de esmaltes e pacotes de algodões, pomada para assaduras ao lado de fraldas, entre outros. “Dessa forma, quando você vai à procura de determinado produto, a chance de converter a venda de outro pode aumentar significativamente e, em consequência, contribuir para o aumento de sell out”.

Outras ações

Medicamentos isentos de prescrição já ficam do lado de fora do balcão das farmácias, o que diminui a dependência do balconista e do farmacêutico, que tem outras atribuições. Outro ponto importante são os check-outs, onde os caixas ficam dispostos e geralmente a compra por impulso ganha força.

Além disso, o balconista funciona como um agente em diversas ações da indústria e precisa ser treinado. “O time de promoção de vendas e mershandising agrega valor de maneira que os consumidores não percebem, mas seguramente agradecem, assim como o estabelecimento e as marcas”, finaliza Barbosa.

Veja também: Linx e DB1 desenvolvem primeiro aplicativo em SaaS para farmácias

Fonte: Revista da Farmácia

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.