Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
Notícias
30 de julho de 2018.
Em tempos de concorrência cada vez mais acirrada, buscar diferenciais competitivos para atrair e fidelizar clientes satisfeitos é um fator de longevidade e prosperidade no mercado atual. Enumerei alguns pontos importantes para que seja feita uma análise em sua drogaria. Vamos a eles!
A fachada de loja deve estar bem iluminada, limpa, preparada para atrair clientes. O principal símbolo da drogaria é a fachada. Isso porque a percepção de como o cliente vê a loja é impactada pela comunicação. Muitas vezes, a localização é atrativa, mas a entrada da loja está obstruída com excesso de mercadorias, caixas no chão, dificuldade de acesso para cadeirantes, idosos, mães com carrinhos de bebê.
O layout começa com a comunicação externa da loja. A fachada e os adesivos da vitrine demonstram a identidade da marca e as principais estratégias de como a drogaria é percebida por seu público-alvo. Para criar o conceito de identidade, a padronização da marca é fundamental, pois a qualidade da comunicação posiciona a farmácia perante o consumidor, sendo um ponto importante na definição de qual drogaria o consumidor vai se identificar nesse processo de escolha.
A comunicação externa deve estar alinhada com a estratégia da drogaria. Cores, nome, iluminação, adesivos, entre outros, devem respeitar o modelo estabelecido como o atrativo para ter uma comunicação inicial adequada da marca de sua drogaria.
A disposição dos itens da drogaria é outro fator de sucesso que causa impacto positivo no resultado das vendas, quando os itens são posicionados corretamente, estimulando a venda adicional. Considerando que as pesquisas realizadas pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFPEC) nos dizem que o consumidor do segmento farmacêutico fica, em média, cinco minutos dentro da drogaria, essa organização é no aproveitamento das pontas de gôndola e os cestões para dar destaque a produtos estratégicos. Esses locais são considerados estratégicos para a compra por impulso/emoção, que é uma decisão de compra rápida, estimulada pelo grande apelo promocional.
O mix de produtos de medicamentos e perfumaria também é um diferencial no layout interno da drogaria. Essa variedade contribui no aumento do tíquete médio e estimula a compra pela emoção, principalmente na perfumaria.
O atendimento continua sendo um grande diferencial competitivo. Funcionários uniformizados, com crachás de identificação e treinados para acolher os clientes com carisma e profissionalismo. A venda é consequência da excelência no relacionamento. O trabalho em equipe é fundamental para que o cliente vivencie o padrão de atendimento na assistência farmacêutica, na confiança e no conhecimento demonstrado pelos atendentes de medicamentos e perfumaria e finalizado pelos atendentes do caixa. Todos fazem parte desse processo de fidelizar clientes satisfeitos. A liderança deve estar preparada para conduzir seus funcionários nesse processo de satisfação dos clientes. Como? Acompanhando a equipe, treinando, orientando, sendo uma referência para seus colaboradores.
Esses são alguns dos principais fatores que contribuem para o processo de fidelização de clientes satisfeitos, que desejam preços competitivos, ambiente organizado/acolhedor e atendimento humanizado.
Por Lucia Gadelha – Consultora especialista em Gestão de Recursos Humanos e Capacitação de Líderes.
2 Comentários para "Como tornar sua drogaria atrativa"
Muito bom
É uma grande realidade ,
A concorrência está aí ,cada vez mais acirrada.
Temos que nos atentar aos detalhes e esses são fundamentais.
Parabens e obrigado por nos trazer conhecimento
Excelente matéria!