Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Consultório farmacêutico é tendência para drogarias

Conheça cases de sucesso de consultórios farmacêuticos.
Salas clínicas
Foto: Divulgação

Um movimento que vem chamando a atenção dos gestores de farmácias e drogarias nos últimos anos são os novos modelos de consultório farmacêutico. Criado e adotado a partir das Resoluções 585 e 586 de 2013, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), e da Lei 13.021/14, esses espaços têm a finalidade de atender com cuidado, conforto, agilidade e rapidez uma maior demanda de clientes, principalmente a população que necessita de acompanhamento para doenças crônicas preexistentes e gestantes, além de serviços de vacinação, entre outros.

“Para os gestores, uma das principais vantagens desse modelo de atendimento é o fato de concentrar mais pessoas dentro da loja e, consequentemente, ampliar as oportunidades de vendas”, explica Rogério Carvalho, presidente da Automatiza Sistemas, empresa que há 15 anos atua no setor tecnológico e é referência em desenvolvimento e implementação de software para gestão farmacêutica.

Leia também: Central de Negócios Ascoferj nasce focada na farmácia independente

Drogaria São Pedro: case de sucesso

Um case de sucesso é a Drogaria São Pedro, de Minas Gerais. Uma das unidades da rede conquistou 1,3 mil novos clientes e aumentou em 29% seu faturamento após a implantação do consultório farmacêutico. Vale destacar, também, que desde 2017 a franquia Smart Consulta inaugurou mais de 75 espaços em dez estados brasileiros, que já registraram cerca de 800 mil consultas no País. Os números apresentados acima explicam e reforçam a importância que esse tipo de negócio vem ganhando.

Mas o maior benefício, sem dúvidas, é para a população, que consegue ser atendida de maneira mais rápida e eficaz do que no Sistema Único de Saúde (SUS), com o apontamento de diagnósticos, encaminhamento médico e orientação em relação aos medicamentos já prescritos.

73% preferem ser atendidos em consultório farmacêutico

Há dois anos, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) ouviu 2.115 pessoas em todas as regiões do País e trouxe os seguintes insights: 73% dos entrevistados já afirmava a preferência pelo atendimento nesses consultórios e 61% destacou a confiança no profissional farmacêutico para a prescrição de remédios.

Vale ressaltar que esse serviço, oferecido em farmácias e drogarias, também tem como função incentivar os pacientes para hábitos mais saudáveis (reeducação alimentar, prática de atividades físicas, eliminar hábitos como o fumo e o álcool), combater a automedicação e orientar sobre a prescrição de medicamentos, bem como atuar para a prevenção de doenças ou controle das já existentes.

Leia ainda: Telemedicina na farmácia clínica: como funciona?

Tecnologia facilita a gestão dos consultórios

Dentro desse cenário de muitas possibilidades e benefícios para os administradores e clientes, é importante mostrar que a gestão eficaz desses espaços pode ser potencializada com o apoio da tecnologia.

“O uso de um sistema automatizado e inteligente auxilia, por exemplo, a padronização do atendimento clínico e farmacêutico e ainda oferece a possibilidade de armazenar informações do paciente, facilitando o cruzamento ágil de dados que produzem insights mais completos e precisos para um posterior acompanhamento médico e também do farmacêutico”, destaca Carvalho. Além disso, o rastreamento de saúde se torna um processo dinâmico: pacientes que apresentem sintomas de doenças como estresse e depressão podem passar pelo protocolo de perguntas predefinidas em sistema que acusa um nível de tendência para a patologia, ajudando no direcionamento do paciente ao diagnóstico médico e encaminhamento ao respectivo profissional de saúde e tratamento adequado.

Conteúdo oferecido pela Automatiza Sistemas

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.