Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Decreto de logística reversa de medicamentos é aprovado

O decreto que institui o sistema de logística reversa de medicamentos acaba de ser assinado pelo presidente Jair Bolsonaro.
logística reversa de medicamentos é aprovada
Foto: freepik

No Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), o presidente da República Jair Bolsonaro assinou o Decreto de Logística Reversa de Medicamentos, que autoriza a população a retornar medicamentos em desuso e impróprios para consumo às farmácias e drogarias para que, a partir disso, toda a cadeia farmacêutica consiga descartá-los de forma segura ao meio ambiente e à saúde das pessoas. O sistema de logística reversa faz parte do programa do governo Lixão Zero.

Representantes do setor farmacêutico

Participaram da cerimônia de assinatura representantes de entidades do setor farmacêutico que estavam atuando ativamente para que a logística reversa de medicamentos fosse realidade. Um deles era o presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini: “Depois de quase uma década entre idas e vindas, estamos aqui hoje para a assinatura do decreto que regulamenta o descarte das sobras domésticas de medicamentos. Vamos atingir 120 milhões de brasileiros com mais de 10 mil pontos de descarte”.

O presidente executivo da Abafarma, Oscar Yazbak Filho, também deu seu depoimento: “A distribuição agradece o empenho do Ministério do Meio Ambiente pela forma que construiu esse projeto. O setor, através de suas entidades representativas, trabalha há mais de dez anos por uma solução técnica e economicamente viável para a logística reversa. Todos os elos da cadeira produtiva agora assumem ainda mais responsabilidade”.

Leia mais: Comissão da Câmara aprova logística reversa para medicamentos

Já o presidente da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto, fala sobre a forte presença das farmácias no Brasil: “Estamos falando sobre 80 mil farmácias atuando em 6 mil municípios brasileiros. Pesquisas apontam que estes são os estabelecimentos mais amigáveis e confiáveis da população. Hoje, como as farmácias em todo o mundo, aplicamos vacinas, fazemos testes rápidos, acompanhamos tratamentos. Elas podem mudar a cara da saúde brasileira”.

Barreto afirma ainda que este é um marco para o setor, e garantirá a segurança jurídica e clareza de interpretação diante das Vigilâncias Sanitárias locais.

Ministério do Meio Ambiente

Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, afirma que este foi um trabalho muito importante: “O meio ambiente urbano foi deixado de lado por muito tempo. A logística reversa de medicamentos é uma conquista do setor que há muito tempo vem se debruçando sobre o tema”.

Assista à cerimônia completa:

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.