Os empreendedores de sucesso devem estar atentos para inserir no planejamento da drogaria estratégias de comunicação referentes à identidade da marca e aos valores da empresa, para que os funcionários internalizem esses conceitos e multipliquem para seus consumidores.
Endomarketing é um conceito que tem origem na administração, tendo como objetivo elaborar e implantar ações direcionadas especificamente aos colaboradores, para que tenham uma visão positiva da empresa em que trabalham e disseminem essa visão para novos clientes internos e externos.
Essas ações de endomarketing – também chamadas de marketing interno – são estratégias para gerar maior participação dos funcionários em mudanças mensuráveis, estimulando a comunicação interna e as contribuições individuais e em equipe. A percepção interna dos colaboradores influencia diretamente a visão dos clientes externos. Caso essa percepção seja negativa, irá causar impacto ruim nos resultados das empresas.
Mesmo empresas consideradas inovadoras e de marca conceituada no segmento em que atuam podem ter a imagem arranhada por um colaborador insatisfeito, desmotivado e que não tenha sido capacitado em nível técnico e comportamental para exercer sua função.
A importância do endomarketing se tornou referência em uma das frases mais conhecidas do empresário Walt Disney, que foi visionário pelo entendimento do valor do capital humano e se tornou um case de sucesso por estimular a reflexão sobre a frase: “Você pode criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas você ainda precisará de pessoas para transformar esse sonho em realidade”.
A comunicação interna, que envolve os processos de informação, é parte estratégica do endomarketing, pois uma comunicação transparente é essencial para o sentimento de pertencimento do colaborador. O objetivo dessa comunicação é informar os colaboradores sobre as ações da empresa, como lançamento de produtos, participação em eventos, datas comemorativas, processos de parcerias, mudanças internas, além de transmitir as diretrizes estratégicas, como missão, visão e valores.
Um processo fundamental para a implantação das ações de endomarketing é a pesquisa organizacional. Essa pesquisa interna tem como finalidade conhecer os colaboradores e suas percepções referentes à empresa em que trabalham. Com essas informações tabuladas, a etapa seguinte é planejar estratégias de melhorias nos processos e gerar bem-estar entre os colaboradores que compõem a equipe, em todos os níveis hierárquicos. Essas ações devem estar vinculadas às necessidades identificadas na pesquisa.
Ações de capacitação técnica e comportamental também contribuem nos processos de desenvolvimento do colaborador e seus desafios como indivíduo e profissional. Esses treinamentos melhoram o grau de satisfação, pois irá sentir que a empresa acredita e investe nele.
É um grande diferencial investir para manter o endomarketing atualizado e ativo dentro da empresa. De forma contínua, é necessário programar reuniões que mostrem os resultados da empresa, palestras e vídeos motivacionais, premiações, plano de carreira, avaliação de desempenho, programas de benefícios, pesquisas internas de satisfação. Gradativamente essas ações podem ser implantadas, para reter profissionais motivados que contribuam na renovação da empresa.
Por Lucia Gadelha (Consultora em Recursos Humanos e Capacitação de Líderes)