Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Evento da Anvisa discute regulação de teste laboratorial portátil

Debate faz parte do plano de atualização das RDC 44/2009 e 302/2005.
Teste laboratorial foi debatido na Anvisa
Foto: site Anvisa

Aconteceu ontem, dia 01/08, o Diálogo Setorial sobre o uso de teste laboratorial em serviços de saúde no auditório da Anvisa, em Brasília. O objetivo foi obter informações, críticas e sugestões sobre a revisão regulatória dos testes, identificados como TLPs (do inglês point-of-care testing – POCT), em serviços farmacêuticos e laboratórios clínicos.

O debate sobre o teste

O evento foi iniciado pela titular da Gerência Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS), Leandro Pereira, e pela gerente substituta da Gerência de Regulamentação e Controle Sanitário em Serviços de Saúde (Grecs), Graziela Araújo.

Houve apresentações sobre o registro de produtos point-of-care-testing; o contexto atual sanitário de testes em laboratórios clínicos e em farmácias; e o uso e controle de dispositivos do Ministério da Saúde.

Estiveram presentes representantes de empresas do setor regulado, servidores, universidades, gestores públicos e entidades e também associações de classe de profissionais de saúde. Suas contribuições ajudarão a orientar as próximas etapas da atualização da RDC 44/2009 (Capítulo VI – Dos Serviços Farmacêuticos) e da RDC 302/2005.

As palestras

A manhã de palestras começou com a titular da Gerência de Produtos para Diagnóstico in vitro (Gevit) da GGTPS, Marcella Abreu, que falou sobre o registro dos produtos. Ela explicou que, segundo a RDC 36/2015, o POCT é a testagem conduzida próximo ao local de cuidado ao paciente, inclusive em locais fora da área técnica de um laboratório, realizada por profissionais de saúde ou pessoal capacitado pelo Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de Saúde.

À tarde, foi a vez dos representantes do setor regulado. O primeiro foi o presidente executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), Carlos Eduardo Gouvêa, que falou de assuntos relacionados aos fabricantes de dispositivos. Representando o setor de farmácia, esteve Cassyano Correr, coordenador de Programa de Assistência Farmacêutica da Abrafarma.

Veja também: Anvisa conclui teste de rastreamento de medicamentos

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.