Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 13 de outubro de 2016.

Expo Pharma inova com formato diferenciado e agrada público

COMPARTILHE:

Em setembro, aconteceu mais uma edição da Expo Pharma e, em paralelo à feira, a 12ª edição do Congresso do Varejo Farmacêutico, no Hotel Windsor Barra, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Em novo formato e com um modelo de feira mais enxuta, ao todo, 60 expositores apresentaram produtos e serviços com condições diferenciadas.

Para a diretora da Open Brasil Promoção e Eventos e organizadora da Expo Pharma, Fátima Facuri, a feira é um grande empreendimento para o setor e tem dado excelentes resultados. “Aproveitamos 2015 para refazer o projeto e relançar a Expo Pharma neste ano. Mais uma vez, conseguimos ver o trabalho ser recompensado com muito networking e negócios concretizados durante o evento”, avaliou Fátima.

A CityFarma, por exemplo, escolheu o primeiro dia para fazer o lançamento da sua nova marca. O presidente da rede, José Correa da Motta, comemorou e disse que foi uma grande satisfação apresentar a nova marca durante a Expo Pharma. “Agradecemos a oportunidade de apresentar a novidade durante a feira, uma vez que a ocasião permitiu reunir nossos associados, que também prestigiam o evento”, declarou Motta. img_20160921_152635917_hdr

O presidente adiantou que um dos objetivos da CityFarma é a expansão da rede, que pretende saltar de 120 lojas para mil estabelecimentos nos próximos oito anos. “Essa meta faz parte do nosso plano de negócios, e todos estão trabalhando e dedicando seu tempo para alcançá-la”, finalizou.

Quem passou pelo estande da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio/RJ) conheceu os produtos e serviços oferecidos pela entidade e assistiu a palestras ministradas no próprio local sobre temas como O descarte seletivo de medicamentos, Controle de estoque no varejo farmacêutico, Perfumaria e dermocosméticos e, ainda, Saúde à mesa e Cozinha criativa.

Pela primeira vez participando da Expo Pharma, a Conquiste Assessoria e Corretagem de Seguros aproveitou a feira para firmar a imagem da empresa no setor. “Somos uma corretora especializada no varejo farmacêutico. Na feira, tivemos a chance de apresentar nossa proposta de serviço e explicar nosso trabalho ao público presente”, disse o diretor Comercial da Conquiste, Joseph Danon.

Também esteve presente a Emefarma Rio. De acordo com o diretor Jony Sousa, o encontro já é oficial no calendário da distribuidora. “Neste ano, mesmo com um modelo mais enxuto, a feira levou aos participantes importantes empresas do mercado farmacêutico, atraindo muitos lojistas de farmácias e drogarias. E claro, não podíamos ficar de fora, pois a Emefarma está sempre focada em levar boas oportunidades aos gestores e empresários do setor”, declarou o diretor.

Outras empresas marcaram presença, como a Solução Kids, dirigida por Jorge Cunha, que aproveitou para apresentar a primeira linha cosmética infantil, e a DH3, de Denilson Lisbôa, com produtos hospitalares. Já a Servimed, distribuidor logístico no segmento farmacêutico, hospitalar e supermercadista, aproveitou a feira para divulgar o Centro de Distribuição da empresa, localizado no Rio de Janeiro, e também para se aproximar de futuros clientes.

 

Congresso reúne nomes de peso

img_20160921_104354030
Público assiste às palestras

No primeiro dia, a mesa solene de abertura foi composta pelo presidente da Ascoferj, Luis Carlos Marins; pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos (Sincofarma/Rio), Felipe Terrezo; pelo presidente do Sistema Fecomércio, Orlando Diniz; pelo presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ), Marcus Athila; pelo secretário estadual de Turismo, Nilo Sergio Felix; pelo vereador Eliseu Kessler; e pelo médico epidemiologista e presidente do Instituto Vital Brazil, Edimilson Migowski.

“O setor farmacêutico precisa desse tipo de encontro, que reúne em um único lugar uma feira, com oportunidades de negociação, possibilidades de relacionamentos e novos parceiros, e um congresso, que leva conhecimento sobre diversos temas e possibilita a troca de experiências entre profissionais”, disse o presidente da Ascoferj, Luis Carlos Marins.

Com o tema central Qualidade de vida por meio da ação integrada entre médicos, farmacêuticos, farmacistas, ponto de venda e tecnologia, o Congresso teve início com a palestra da jornalista Miriam Leitão, que falou sobre A conjuntura econômica do Brasil e perspectivas. Segundo a jornalista, mesmo com toda a situação que o País vive em relação ao cenário econômico, os brasileiros podem permanecer otimistas. “Diversos países do mundo gostariam de viver uma experiência como a nossa, de investigar com sucesso a corrupção e a lavagem de dinheiro por meio da operação Lava Jato”, disse Miriam.

O primeiro dia também foi marcado por palestras que abordaram a questão das vacinas. Atualmente, diversas legislações tratam do assunto, em todos os âmbitos, mas nada específico sobre o varejo farmacêutico. Esse foi o tema central da palestra do infectologista e presidente do Instituto Vital Brazil, Edimilson Migowski: Vacinas x farmácias: um possível canal de venda. O especialista afirmou a necessidade de se criar uma norma autorizando farmácias e drogarias a ofertarem o serviço de vacinação aos clientes. “Essa ação é extremamente positiva, uma vez que atuaria na prevenção de certas doenças”, defende Migowski.

A segunda apresentação sobre o tema foi conduzida pelo vice-diretor do Instituto de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bruno Leite Moreira, que destacou os aspectos legais e técnicos da vacinação em farmácias e drogarias.

Quem assistiu ao segundo dia de palestras teve a oportunidade de prestigiar, na parte da manhã, especialistas como o dermatologista e membro titular da Academia Nacional de Medicina, Omar Lupi, que falou sobre as Oportunidades de parcerias entre sociedades médicas, indústrias farmacêuticas e drogarias; o diretor Comercial da Dermage Skincare, Marcelo Fernandes, que tratou de dermocosméticos e nutracêuticos; e falando sobre Saúde e Tecnologia, o diretor executivo da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação, Mariano Gordinho.

Na parte da tarde, o diretor Regional para a América Latina e Europa do Instituto Close-Up International, Paulo Paiva, falou sobre o Mercado farmacêutico brasileiro, oportunidades e desafios atuais e futuros. Também foi assunto do Congresso o tema Ferramentas digitais, como big data, analytics, cloud computing, mobilidade e redes sociais, com o diretor de Marketing da Associação Brasileira das Empresas de Software, Carlos Sacco. Para ele, assim como a indústria farmacêutica, qualquer outro negócio enfrenta uma competição acirrada. Então, é importante não apenas armazenar os dados da empresa, mas saber que uso estratégico fazer deles. “Quando a empresa sabe direcionar as próprias informações, ela alcança êxito. Assim, é importante que esses dados sejam monitorados a todo o tempo. Quem não fizer isso ficará para trás”, orienta o diretor.

A palestra de encerramento ficou por conta do jornalista Merval Pereira, que falou sobre Conjuntura econômica. Segundo ele, o Brasil está em uma situação complicada, devido à crise e à falta de líderes políticos. “É um caminho em que os brasileiros não sabem para onde estão indo”, disse. O jornalista aconselhou o setor a aguardar mais um pouco antes de fazer qualquer mudança nos negócios, sejam elas relacionadas a investimentos ou outras iniciativas, já que, até o momento, o governo não aprovou um limite de gastos para o País. “Pode ser um risco investir, mas, passada essa fase e apresentado esse limite, é possível dar início a um planejamento com segurança”, aconselhou.

A próxima edição do evento está prevista para os dias 16, 17 e 18 de agosto de 2017.

 

Lançamentos da feira

– O estande da Valda fez o lançamento da bala de gelatina com alto teor de vitamina C e com sabor de laranja mentolada.

– A Superação Distribuidora apresentou a novidade da Solar Gold, repelente e protetor solar em um único produto.

– A Distribuidora Hillo lançou a linha #TenhoCachos, composta de produtos voltados para o tratamento capilar de diversos tipos de cabelos cacheados.

– A Solução Kids lançou a primeira maquiagem para crianças certificada pela Anvisa, a Beauty Brinq.

Comunicação Ascoferj

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.