Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Genéricos lideram prescrição médica no país

Os genéricos já estão entre os medicamentos mais prescritos no país. Estudo realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, a Pró Genéricos, com base nos indicadores do Close-up International – consultoria especializada na auditoria do receituário médico no Brasil e América Latina -, indica que entre 20 medicamentos mais receitados pelos médicos brasileiros, 15 são genéricos. ""               O estudo considerou as prescrições médicas nos últimos 12 meses, entre julho de 2012 e julho de 2013. Foram 63 milhões de receitas emitidas no total. Os 20 mais prescritos correspondem a 12,1 milhões. Desses, os genéricos responderam por 8,4 milhões das prescrições (69,4%), seguidos pelos medicamentos de referência com 2,8 milhões (23,1%) e os medicamentos similares com 851,9 mil (0,7%). ""               A Losartana Potássica, indicada para o controle da hipertensão, lidera o ranking das prescrições com 1,422 milhão de receitas em julho. O segundo e o terceiro lugar são ocupados pro dois produtos de referencia, o Rivotril (ansiolítico) com 1,395 milhão e o Glifage (diabetes) com 1,094 milhão. Os genéricos seguidamente ocupam da 4ª até a 12ª posição no ranking das prescrições. Como no caso da Losartana, os demais medicamentos da lista também são indicados predominantemente para o tratamento de doenças crônicas, além de antibióticos e ansiolíticos. “Esse dado mostra a relevância dos genéricos para o acesso a medicamentos, sobretudo os indicados para doenças crônicas”, analisa Telma Salles, presidente executiva da Pró Genéricos. Entre os similares, apenas dois produtos estão entre os 20 medicamentos mais prescritos no país: o Astro e o Aradois, 13ª e 14ª posição. Da 15ª até 20ª, apenas 17ª não é ocupada por um genérico. Trata-se do Tylex, um produto de referencia indicado como analgésico. Confira o ranking: ""                   Custando no mínimo 35% mais em conta que os produtos de referência, os genéricos, na prática, são vendidos com preços até 60% inferior ao preço desses medicamentos. “O mercado de medicamentos genéricos é bastante competitivo, o que acaba influenciando na diminuição do preço dos produtos. O consumidor é quem mais sai ganhando, pois sempre encontra opções de genéricos mais em conta”, analisa Salles. A executiva informa, ainda, que, atualmente, os genéricos já respondem por 85% dos medicamentos dispensados pelo Programa Aqui Tem Farmácia Popular, do Governo Federal.   Fonte: Conteúdo Comunicação

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.