Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Governo cria programa nacional para apoiar micro e pequenas empresas

Veja como funcionará o programa.
Governo cria programa para microempresas e empresas de pequeno porte
Foto: freepik

Foi publicada na última terça-feira (19/05), no Diário Oficial da União (DOU), a Lei Federal nº 13.999/2020, que determina a instituição do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE). O objetivo é incentivar o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios.

Finalidade do PRONAMPE

O programa concede três tipos de linhas de crédito às empresas: o primeiro e mais comum tem como limite 30% da receita bruta anual do exercício de 2019; os outros dois são para todas as empresas que têm menos de um ano de funcionamento, e apenas um deles deverá ser aplicado de acordo com as condições de negócio – ou o limite equivalerá a 50% do capital social ou a 30% da receita bruta média desde sua abertura.

Participação é opcional

A lei informa que a adesão das instituições financeiras e das organizações da sociedade civil de interesse público de crédito ao PRONAMPE é opcional. Contudo, caso queiram fazer parte, podem requerer a garantia do Fundo Garantidor de Operações (FGO), de que trata a Lei Federal nº 12.087/2009.

Como será feito

Gustavo Semblano, consultor jurídico da Ascoferj, dá mais detalhes sobre a nova lei: “A intenção da norma é financiar as atividades empresariais das microempresas e empresas de pequeno porte para investimentos e capital de giro, e é proibida a destinação para a distribuição de lucros e dividendos entre os sócios”.

As instituições financeiras devem seguir as seguintes condições de linhas de crédito: a taxa de juros anual máxima deve ser igual à taxa SELIC e acrescida de 1,25% sobre o valor concedido, prazo de 36 meses para o pagamento e possibilidade de exigência de garantia pessoal.

Leia a Lei Federal nº 13.999/2020 na íntegra.

Veja também: Lei Estadual autoriza farmácias a oferecer vacina contra Influenza

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.