fbpx
Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 10 de agosto de 2021.

GSK CH e Big Data criam sistema para modernizar mercado farma

COMPARTILHE:

GSK CH lança plataforma para varejo farma Foto: shutterstock

A GSK Consumer Health (CH), divisão de consumo de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e produtos para saúde, em parceria com a Big Data, acaba de implantar em todo o Brasil um sistema que permite aos farmacêuticos independentes – mais de 60 mil – receberem uma recomendação de produtos personalizada, gerando aumento das vendas.

O sistema foi desenvolvido com base na análise dos dados de vendas e mais 17 mil variáveis de cada farmácia em que os profissionais atuam. Além de recomendações personalizadas de produtos, oferece descontos inteligentes para cada farmácia, de forma que a loja consiga atender completamente seus consumidores.

Fase de testes e implantação

Inicialmente implantado no Nordeste e em Santa Catarina, o piloto, que aconteceu nos três primeiros meses de 2021, gerou resultados positivos tanto para os farmacêuticos, que não ficaram com produtos parados nas prateleiras, como para GSK CH, que em comparação com o mesmo período de 2020, conseguiu aumentar em 29,5% as vendas para as farmácias que usaram o projeto.

A inteligência artificial visa auxiliar os donos de farmácia a agilizarem o processo de renovação de estoque e aumentar sua lucratividade, oferecendo ao consumidor o que de fato ele quer comprar, de acordo com a região, perfil de público e demanda. “Atualmente, os farmacêuticos veem o que venderam ao fim do dia, fazem as cotações de preço pela internet, produto a produto, para fazer a substituição de cada um. Com a nossa ferramenta eles têm acesso à predição de produtos que têm maior probabilidade de vendas naquela farmácia, na quantidade certa, e podem optar ou não pela sugestão”, esclarece o CEO e fundador da Big Data, Gustavo Ioschpe.

Projeto nacional

Em maio, a GSK CH expandiu a ferramenta para todo o País, tornando-se pioneira no uso de inteligência artificial para MIPs e produtos para saúde. “Como uma das maiores empresas de consumo, temos o dever de pensar em todo o ecossistema da indústria. O que estamos fazendo agora gera ganhos para a indústria, o distribuidor, a farmácia e, mais importante, o consumidor final. Os dias em que uma pessoa precisava rodar farmácias para encontrar seus produtos favoritos no preço certo estão contados”, afirma Júlio Miele, diretor de Excelência Comercial da GSK CH Brasil.

Os planos agora são para expandir a tecnologia para grandes redes de farmácia. Os primeiros testes são com a rede São João, que possui aproximadamente 700 lojas no Sul do País.

Veja também: Novartis e Sociedade de Reumatologia de Brasília lançam app para detecção de Espondilite Anquilosante

Fonte: Revista da Farmácia

 


VER MAIS SOBRE: Big Data / Estoque / GSK CH / Inteligência Artificial


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo Ascoferj

INFORMA

A Ascoferj informa que está em regime semipresencial.

Segundas, quartas e sextas: atendimento presencial, das 12h às 17h
Terças e quintas: atendimento remoto, das 8h às 17h.

Telefones de todos os setores para contato:

– Financeiro – (21) 98272-2882
– Jurídico – (21) 98097-0092
– Regulatório – (21) 98272-2852
– Comunicação – (21) 98272-2867
– DAC/Cursos – (21) 98399-0146
– Central de Negócios – (21) 98293-1816
– Comercial – (21) 98097-0099
– Relacionamento – (21) 98145-2036

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×