Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 20 de julho de 2020.

GSK, Fiocruz e ViiV Healthcare se unem para desenvolvimento de antirretrovirais

COMPARTILHE:

Empresas se unem para desenvolvimento de antirretrovirais contra HIV Foto: shutterstock

Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), a farmacêutica britânica GSK e a ViiV Healthcare firmaram uma parceria para o desenvolvimento e a produção de antirretrovirais no Brasil. Chamada de Aliança Estratégica de longo prazo, a cooperação tem como objetivo melhorar a capacidade de produção de medicamentos para pessoas que vivem com HIV.

O presidente da divisão farmacêutica da GSK no Brasil, José Carlos Felner, afirma que esse é um modelo de aliança estratégica benéfico no sentido de garantir acesso a medicamentos inovadores a pessoas convivendo com HIV/Aids: “Há mais de três décadas, contribuímos para o avanço da ciência no Brasil, por meio de alianças estratégicas com instituições de pesquisa e de produção para transferência de tecnologia de nossos medicamentos e vacinas”.

O diretor da Farmanguinhos, Jorge Mendonça, fala sobre a cooperação: “O objetivo é elaborar um portfólio de antirretrovirais de primeira linha, que sejam de interesse do Ministério da Saúde para que possamos distribuí-los no SUS. Nossa preocupação é com a qualidade de vida das pessoas. Nesse sentido, redução de comprimidos significa menos eventos adversos para os pacientes que vivem com HIV/Aids”.

A cooperação levará benefícios para os pacientes, como acesso a tratamentos modernos, redução de comprimidos e menos efeitos adversos. A Aliança Estratégica ainda vai gerar economia aos cofres públicos com redução dos custos de aquisição de medicamentos, o que diminui a dependência do Programa de HIV/Aids por insumos importados. Além disso, trará mais conhecimento na fabricação desses produtos ao Brasil.

Veja também: Conheça os desafios e perspectivas da indústria farmacêutica brasileira

Fonte: Revista da Farmácia


VER MAIS SOBRE: Antirretrovirais / fiocruz / GSK / HIV / ViiV Healthcare


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.