O IQVIA Brasil, que audita o mercado farmacêutico, publicou informações sobre o desempenho do setor no mês de outubro de 2020. No estudo, a empresa fez uma projeção da possível quantidade de unidades comercializadas, especificando detalhes sobre as principais categorias de produtos.
Mercado farmacêutico total
Em relação ao mês de setembro, quando foram vendidas 546 mil unidades, a previsão é que no mês de outubro possa ter havido uma diminuição de no mínimo 2%, o equivalente a 536 mil produtos, ou de no máximo um crescimento de 2%, chegando a 557 mil unidades.
Ao analisar as diferentes categorias do mercado, as possibilidades aumentam. A farma, por exemplo, pode ter tido uma queda de 0,8% em relação ao mês de setembro, chegando ao total de 378.307 produtos. A ético farma pode ter tido uma melhora de 0,2%, com 242.901 produtos vendidos.
A popular farma também pode ter tido uma queda de 2,5%, chegando a 135.406 unidades, enquanto a categoria de consumo não deve ter tido nenhum aumento, seguindo com 303.497 produtos.
Em relação a valores, a probabilidade é de que todo o mercado farmacêutico tenha arrecadado R$ 12.443.594, o equivalente a um aumento de 1,9% em relação ao mês anterior. O valor se dividiria nas categorias da seguinte forma: farma (R$ 6.575.873), ético farma (R$ 4.411.039), popular farma (R$ 2.164.834) e consumo (R$ 5.474.442).
Categorias de produtos
Entre os produtos farmacêuticos, a grande possibilidade é que os de marca tenham tido uma queda de 3,1% em relação ao mês de setembro, alcançando a marca de 177.678.687 unidades. Os genéricos provavelmente tiveram um pequeno aumento de 0,1%, comum total de 136.826.292 produtos vendidos. Por fim, os de referência provavelmente cresceram 4,3%, alcançando a marca de 63.885.890 unidades.
Já entre os produtos de consumo, a probabilidade é de que os de cuidados pessoais tenham vendido um total de 121.239.276 unidades, um aumento de 0,6% em relação ao mês de setembro. Os MIPs devem ter tido uma queda de 3%, chegando a 105.746.680 unidades. Os de cuidados ao paciente, um aumento de 2,6%, o equivalente a 45.472.717 unidades e, por fim, os de nutrição, com um aumento de 3,8%, ou seja, 31.037.919 produtos.
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Fonte: Revista da Farmácia