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Notícias
11 de novembro de 2020.
O IQVIA Brasil, que audita o mercado farmacêutico, publicou informações sobre o desempenho do setor no mês de outubro de 2020. No estudo, a empresa fez uma projeção da possível quantidade de unidades comercializadas, especificando detalhes sobre as principais categorias de produtos.
Em relação ao mês de setembro, quando foram vendidas 546 mil unidades, a previsão é que no mês de outubro possa ter havido uma diminuição de no mínimo 2%, o equivalente a 536 mil produtos, ou de no máximo um crescimento de 2%, chegando a 557 mil unidades.
Ao analisar as diferentes categorias do mercado, as possibilidades aumentam. A farma, por exemplo, pode ter tido uma queda de 0,8% em relação ao mês de setembro, chegando ao total de 378.307 produtos. A ético farma pode ter tido uma melhora de 0,2%, com 242.901 produtos vendidos.
A popular farma também pode ter tido uma queda de 2,5%, chegando a 135.406 unidades, enquanto a categoria de consumo não deve ter tido nenhum aumento, seguindo com 303.497 produtos.
Em relação a valores, a probabilidade é de que todo o mercado farmacêutico tenha arrecadado R$ 12.443.594, o equivalente a um aumento de 1,9% em relação ao mês anterior. O valor se dividiria nas categorias da seguinte forma: farma (R$ 6.575.873), ético farma (R$ 4.411.039), popular farma (R$ 2.164.834) e consumo (R$ 5.474.442).
Entre os produtos farmacêuticos, a grande possibilidade é que os de marca tenham tido uma queda de 3,1% em relação ao mês de setembro, alcançando a marca de 177.678.687 unidades. Os genéricos provavelmente tiveram um pequeno aumento de 0,1%, comum total de 136.826.292 produtos vendidos. Por fim, os de referência provavelmente cresceram 4,3%, alcançando a marca de 63.885.890 unidades.
Já entre os produtos de consumo, a probabilidade é de que os de cuidados pessoais tenham vendido um total de 121.239.276 unidades, um aumento de 0,6% em relação ao mês de setembro. Os MIPs devem ter tido uma queda de 3%, chegando a 105.746.680 unidades. Os de cuidados ao paciente, um aumento de 2,6%, o equivalente a 45.472.717 unidades e, por fim, os de nutrição, com um aumento de 3,8%, ou seja, 31.037.919 produtos.
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Fonte: Revista da Farmácia