Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Jurídico da Ascoferj consolida vitória que isenta associadas de pagamento de anuidade por filial no CRF-RJ

Ascoferj tem mais uma vitória sobre anuidade de filiais
Foto: freepik

Na última quarta-feira (28/10), o Departamento Jurídico da Ascoferj consolidou mais uma vitória. Isso porque o juiz federal Dr. Eugênio Rosa, da 17ª Vara Federal, converteu em liminar de sentença de mérito a medida liminar conseguida há dois meses que isenta o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ) de cobrar anuidades das filiais de farmácias, drogarias e distribuidoras que não possuem capital social destacado no contrato social.

Essa conversão de nomes significa que o juiz analisou novamente o caso e as justificativas apresentadas e comprovou que o argumento utilizado pela Ascoferj faz sentido. Gustavo Semblano, consultor jurídico à frente do caso, explica que, ainda assim, o Conselho pode recorrer da decisão.

“O CRF-RJ tem duas opções de recurso: a primeira é o de embargo de declaração, em que o mesmo juiz analisaria mais uma vez o processo. A segunda é o de apelação, quando o processo seria julgado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região”, comenta.

O advogado informa que a segunda opção pode ser favorável à Ascoferj: “Há um tempo atrás houve um caso parecido com esse, envolvendo o Conselho Regional de Química de São Paulo. Na ocasião, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, decidiu pela não cobrança de anuidade das filiais. Ou seja, essa isenção de cobrança já é um entendimento pacificado, solidificado pelo órgão máximo do Judiciário”.

Logo, a partir da decisão de ontem, as farmácias e drogarias associadas à Ascoferj que tiverem mais de uma loja continuarão pagando anuidade apenas pela matriz.

Veja também: Ascoferj tem vitória na justiça a favor de farmácia de manipulação associada

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.