Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 29 de outubro de 2020.

Jurídico da Ascoferj consolida vitória que isenta associadas de pagamento de anuidade por filial no CRF-RJ

COMPARTILHE:

Ascoferj tem mais uma vitória sobre anuidade de filiais Foto: freepik

Na última quarta-feira (28/10), o Departamento Jurídico da Ascoferj consolidou mais uma vitória. Isso porque o juiz federal Dr. Eugênio Rosa, da 17ª Vara Federal, converteu em liminar de sentença de mérito a medida liminar conseguida há dois meses que isenta o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ) de cobrar anuidades das filiais de farmácias, drogarias e distribuidoras que não possuem capital social destacado no contrato social.

Essa conversão de nomes significa que o juiz analisou novamente o caso e as justificativas apresentadas e comprovou que o argumento utilizado pela Ascoferj faz sentido. Gustavo Semblano, consultor jurídico à frente do caso, explica que, ainda assim, o Conselho pode recorrer da decisão.

“O CRF-RJ tem duas opções de recurso: a primeira é o de embargo de declaração, em que o mesmo juiz analisaria mais uma vez o processo. A segunda é o de apelação, quando o processo seria julgado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região”, comenta.

O advogado informa que a segunda opção pode ser favorável à Ascoferj: “Há um tempo atrás houve um caso parecido com esse, envolvendo o Conselho Regional de Química de São Paulo. Na ocasião, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, decidiu pela não cobrança de anuidade das filiais. Ou seja, essa isenção de cobrança já é um entendimento pacificado, solidificado pelo órgão máximo do Judiciário”.

Logo, a partir da decisão de ontem, as farmácias e drogarias associadas à Ascoferj que tiverem mais de uma loja continuarão pagando anuidade apenas pela matriz.

Veja também: Ascoferj tem vitória na justiça a favor de farmácia de manipulação associada


VER MAIS SOBRE: Anuidade por filial / Ascoferj / CRF-RJ


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.