Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Kantar revela tendências de consumo no Brasil e no mundo

Prepare-se para as novas direções que a experiência de compra pode tomar.
Kantar revolou durante evento principais tendências de consumo
Foto: freepik

A líder global em dados, insights e consultoria Kantar apresentou as principais mudanças e tendências que impactam o mercado brasileiro e mundial durante o Kantar Talks, evento que ocorreu no final de agosto.

Além disso, foram oferecidas diretrizes para que as empresas possam adaptar suas estratégias e campanhas de comunicação de acordo com essas modificações.

Relatório Energias Globais da Kantar

Uma das novidades foi o relatório Energias Globais, que reuniu informações de mais de 34 mil pessoas em 26 países, e evidenciou as principais tendências dos consumidores. Confira abaixo:

– Preocupação com a responsabilidade social e ambiental;

– Busca por experiências positiva, bem-estar físico e espiritual;

– Conexões humanas mais relevantes;

– Fluxos flexíveis;

– Simplicidade;

– Preservação da identidade;

– Proteção física, digital, ambiental e financeira.

A presidente da Kantar no Brasil, Sonia Bueno, fala sobre a importância de entender o que o consumidor quer. “Parece complexo e é, mas, para crescer e se manter no topo, as empresas devem ter conhecimento sobre esses conceitos, a fim de atender às necessidades do consumidor, que se refletem na interação com as marcas e principalmente nas decisões de compra”.

Consumidor passa a ser “multi”

Com as novas tendências, o consumidor se abre para novas perspectivas, o que gera mais opções de marcas e canais específicos para sua compra, por isso passa a ser conhecido como “multi”.

A partir disso, busca experiências mais valiosas, explora novas marcas e categorias, abandonando as antigas, e vai ao ponto de venda com menos frequência. Segundo a managing director da divisão Worldpanel da Kantar, Elen Wedemann, isso causa o surgimento de novos nichos de mercado.

“Antes buscava-se alimentos menos calóricos, enquanto hoje também há uma busca por segmentos como sem glúten e sem lactose, o que significa uma oportunidade e um desafio para as empresas”, afirma Elen.

É por conta dessas buscas mais específicas que as megamarcas estão tendo mais dificuldade para expandir, seja por penetração ou frequência. “Para essas marcas conseguirem crescer ainda mais, é necessário que usem diferentes canais e se atentem que a decisão de compra é uma combinação de ocasião, benefício, necessidade e experiência”, avalia.

Ranking avalia valor das marcas

A Kantar realiza o ranking BrandZ, que mensura o valor das marcas há 14 anos. Este ano, detectou que, na comparação entre os rankings de 2006 e 2019, oito empresas diferentes apareceram entre as dez maiores, sendo quase todas ligadas à tecnologia.

A CEO da divisão Insights da Kantar, Valkiria Garré, revela que, nesse período, 52 das 100 maiores marcas do mundo mudaram. “As mudanças nos hábitos de consumo, produtos, mídia e tecnologia ditam quem atinge e quem se mantém no topo. Está muito difícil crescer e mais difícil ainda é manter o crescimento”, diz.

Dicas de crescimento para empresas

Para que as empresas alcancem o sucesso, devem seguir três itens básicos: relevância, diferenciação e conhecimento. Devem entender as necessidades do público para que possam ir além, focando em nichos e personalizando produtos e serviços.

Pensando nisso, a Kantar definiu, em parceria com o Institute of Real Growth (IRG), sete pilares que as empresas devem seguir para conquistar novos clientes:

– Ter uma visão mais ampla do mercado;

– Ter múltiplos modelos de negócios;

– Evoluir as experiências do consumidor;

– Reescrever suas culturas;

– Agilizar a organização;

– Usar o lado direito do cérebro, combinando a análise de dados com a criatividade;

– Ter um crescimento humanizado.

Veja também: LATAM Retail Show foca em jornada do cliente e inovação

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.