Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Loja de rede Bemol, em Manaus, investe em robotização

Robô utilizado na loja ajuda na otimização de processos.
Loja da Bemol em Manaus (Foto: Luis Marins)

Na tarde desta sexta-feira (7/8), Luis Marins, presidente da Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj), visitou a loja da rede de farmácias Bemol que, desde janeiro de 2020, está contando com o apoio de um robô, desenvolvido pela BD Rowa, nas práticas de recebimento, armazenamento e distribuição de medicamentos.

Automatização da farmácia

Marcelo Medeiros, gestor da Bemol Farma, explica que o robô é um grande passo em relação à inovação no Brasil: “Com o robô, nós criamos a possibilidade de ter uma farmácia automatizada e ágil, e com menos colaboradores”.

Isso porque o robô ajuda em todos os processos da operação: “Ele faz o inventário e o controle do vencimento dos produtos, e também a arrumação e a dispensação dos medicamentos, proporcionando uma experiência diferenciada de compra para o cliente e otimização de trabalho para a equipe”.

Marins concorda: “Pude perceber que a loja tem um perfil mais ágil, e que também oferece segurança e praticidade aos consumidores no momento da dispensação”.

Como funciona o robô

“O robô substituiu uma grande quantidade de prateleiras que existiam na loja, o que permitiu que tivéssemos no estoque muito mais medicamentos. Sempre que chegam novos medicamentos, coloco ordenadamente as caixas em uma esteira para que o robô possa escaneá-las. Depois é só dar os comandos pelo computador e ele organiza todo o resto sozinho”, explica Jefferson Campos, auxiliar de Logística.

Robô organizando medicamentos (Foto: Luis Marins)

Campos revela que, com isso, o tempo para arrumar o estoque diminuiu expressivamente, pois antes os colaboradores é que faziam o trabalho. Ele comenta ainda sobre o processo para verificar vencimentos: “Antigamente, isso era analisado quinzenalmente, quando os profissionais se dividiam para olhar o vencimento de todas as caixas. Hoje, basta que eu digite no computador a data que quero saber e, em segundos, ele já me dá uma planilha atualizada com as informações”.

Benefício para profissionais e clientes

Késia Pond, farmacêutica responsável técnica da loja, fala sobre como é trabalhar com um robô: “Na hora do atendimento, nós podemos dar mais atenção aos clientes, pois o robô faz com que não precisemos gastar um tempo procurando os medicamentos no estoque. Podemos dar atenção a eles, que ainda receberão os produtos para suas necessidades de forma ágil e segura”.

Contudo, mesmo com todos os benefícios, a rede ainda não tem previsão para levar a robotização às outras lojas: “A tecnologia trouxe muitos benefícios e seguimos em análise sobre a expansão para outras lojas”, finaliza Madeiros.

Veja também: Farmácias Bemol crescem 127% com robotização BD Rowa

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.