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Nestas Olimpíadas, a Medalha de ouro vai para a farmácia!

Para celebrar o Dia Nacional da Farmácia, comemorado em 5 de agosto, buscamos inspiração nas Olimpíadas e listamos uma série de melhorias e avanços no Canal Farma para as quais a Ascoferj dá medalha de ouro.

Revista da Farmácia (edição 193): 

 

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Para celebrar o Dia Nacional da Farmácia, comemorado em 5 de agosto, buscamos inspiração nas Olimpíadas  e listamos uma série de melhorias e avanços no Canal Farma para as quais a Ascoferj dá medalha de ouro. É a nossa homenagem à farmácia brasileira.

CAPILARIDADE

O Brasil tem mais de 65 mil farmácias e drogarias. No Estado do Rio de Janeiro, são mais de 6,8 mil estabelecimentos. Por estarem em todos os lugares, até mesmo onde não há atendimento médico, os estabelecimentos farmacêuticos ocupam, cada vez mais, um lugar de destaque na sociedade brasileira e na saúde pública. Com farmacêuticos presentes em todo o horário de atendimento e com a prática crescente da orientação farmacêutica, farmácias e drogarias, em sua maioria, merecem medalha de ouro por serem acessíveis e receptivas aos clientes. Em geral, as portas estão sempre abertas.

 

FARMACÊUTICO EM HORÁRIO INTEGRAL

A presença integral do farmacêutico, um profissional de saúde, é uma conquista que merece medalha de ouro. Tanto que as farmácias e drogarias foram alçadas à categoria de estabelecimento de saúde pela Lei 13.021/2014. Cada vez mais, o farmacêutico está qualificado para orientar, prescrever e cuidar do paciente, acolhendo dúvidas e contribuindo com o sucesso da terapia. Essa prática já é uma realidade em muitos estabelecimentos e, por isso, tem o reconhecimento da Ascoferj.

 

voleiSERVIÇOS FARMACÊUTICOS

A Resolução RDC 44/2009 é um marco na história do setor varejista farmacêutico. Ela chegou fazendo barulho e enfrentou muitas resistências, mas hoje em dia só faz agregar valor à farmácia. A maioria dos empresários já entendeu que essa Resolução veio para ficar e que pode ser uma aliada ao negócio, principalmente por autorizar a prática dos serviços farmacêuticos. Por causa dela, as pessoas podem aferir pressão e medir glicose na farmácia, serviços que antes eram possíveis somente em clínicas, consultórios e hospitais. Uma conquista que, sem dúvida, merece medalha de ouro.

 

NOVAS TECNOLOGIAS

É preciso se adaptar para não morrer. E é isso que o Canal Farma tem feito nos últimos anos ao incorporar novas tecnologias que alteraram completamente a forma como se faz as coisas dentro da loja, desde o inventário de mercadorias até o pagamento no caixa. Cada vez mais, farmácias e drogarias apostam as fichas em planogramas, QR code, código de barras, etiquetas digitais, sensores antifurto, quiosques de interatividade, atendimento multicanal, softwares completos de gestão e, principalmente, e-commerce. Mais recentemente, as lojas começaram a vender pelo aplicativo mais famoso do mundo atualmente, o WhatsApp, e passaram a avisar ao cliente, por SMS, que o medicamento está chegando ao fim. Hoje, o consumidor compra onde e do jeito que quiser. Medalha de ouro para um setor que está conseguindo se reinventar dia após dia.

 

COMUNICAÇÃO VISUAL

Quer coisa melhor que entrar em uma farmácia ampla, clara, iluminada, com corredores espaçosos e uma área para deixar os filhos enquanto se faz as compras? Pois essa realidade tem sido mais comum do que se possa imaginar. Inspirados nas drugstores americanas, os estabelecimentos brasileiros estão se tornando cada vez melhores nos quesitos layout de loja e organização do ponto de venda.  A mudança começou com as grandes redes, mas já chegou ao pequeno varejista. Então, medalha de ouro para as farmácias brasileiras, cada vez mais bonitas e elegantes. ciclismo-01

 

SINALIZAÇÃO EXTERNA

O setor está promovendo uma revolução em letreiros e fachadas, que estão ficando mais modernos e de fácil identificação para brasileiros e turistas. As marcas estão se modernizando, acompanhando a tendência de um layout mais harmônico e contemporâneo.

 

COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE

Uma importante revolução no segmento foi a compreensão de que o cliente precisa ser ouvido. Se antes, a farmácia preocupava-se em colocar o produto na gôndola e fazer ofertas, hoje, ela escuta o cliente antes de tomar qualquer decisão estratégia. Senão todas, pelo menos, grande parte delas. Por isso, os canais de relacionamento se multiplicaram e passaram a competir com os tradicionais SAC. Site, Facebook, Twitter, SMS, e-mail e, mais recentemente, WhatsApp tornaram-se ferramentas indispensáveis de comunicação, já aplicadas por muitas farmácias e drogarias.

 

VELHA GUARDA

Medalha de ouro para um grupo de empresários que acompanhou a evolução da farmácia ao longo dos últimos 50 anos. Cada um a seu modo, Rodolfo Roth, Ruy de Campos Marins, Carlos José da Silva, Ricardo Valdetaro, Aluízio Monttechiari, Paulo Afonso e Joaquim Fernandes, fundadores da Ascoferj, em 1984, foram capazes de resistir às dificuldades e se adaptar às mudanças.

 

ÉTICA NO ATENDIMENTO

O segmento, que antes gerava muita desconfiança no cliente pela “empurroterapia”, hoje demonstra uma preocupação muito maior em orientar os atendentes para que façam suas vendas com ética e atenção às reais necessidades dos clientes. São atendentes mais qualificados, mais informados e mais preparados para atender aos consumidores.

 

MEDICAMENTO GENÉRICO

Ao completar 17 anos em 2016, o medicamento genérico merece medalha de ouro por ter inaugurado uma nova era na assistência farmacêutica, sendo mais baratos e mais acessíveis aos consumidores de menor poder aquisitivo.

 

ACESSIBILIDADE

As farmácias com rampas de acesso para deficientes e cadeirantes merecem medalha de ouro. É um cenário cada vez mais comum. Hoje em dia, a maioria dos novos projetos contempla estruturas acessíveis a todos os públicos. Vale citar também as lojas com estacionamento próprio, que reservam vagas para portadores de deficiência.

 

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MIX DE PRODUTOS

A partir da Lei Estadual 4.663/2005, que permite a comercialização de correlatos nas farmácias e drogarias, o setor pôde incrementar o sortimento de produtos no ponto de venda. Hoje, oferecem uma gama de itens segmentos por categoria, valor agregado e público-alvo. Além dos tradicionais medicamentos, os estabelecimentos vendem HPC, cosméticos, dermocosméticos, suplementos e alimentos nutricionais em geral. Para o consumidor que busca facilidade e agilidade nas tarefas do dia a dia, é uma vantagem e tanto poder comprar tudo num mesmo lugar,                                                                                       com preços competitivos.

 

CAPACITAÇÃO

Medalha de ouro para as empresas que investem na capacitação de seus funcionários. Isso é cada vez mais comum. O setor deu um salto de qualidade, e isso se deve ao entendimento de que a profissionalização passa obrigatoriamente pela capacitação de toda a equipe. Basta olhar em volta e ver a quantidade de consultorias e cursos oferecidos ao segmento em diversas áreas: vendas, finanças, tributos, recursos humanos, atenção farmacêutica, entre outros. Em 2015, a Ascoferj capacitou mais de 740 profissionais.

Comunicação Ascoferj

 

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