Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Mercados devem seguir mesmas exigências sanitárias das farmácias para vender MIPs

A MP pede que os supermercados cumpram as mesmas normas sanitárias que as farmácias.
A MP 881 trata da comercialização dos MIPs em supermercados
Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (01/07), o relator da Medida Provisória da Liberdade Econômica (MP 881/2019), deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), se reuniu com representantes de entidades ligadas ao comércio varejista de medicamentos para analisar a proposta de autorizar a venda de MIP em supermercados.

Entenda o que é a MP 881

A medida trata da Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, que estabelece garantias de livre mercado e análise de impacto regulatório. Recentemente, a venda de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) em supermercados foi acrescentada à MP 881.

Entretanto, após o setor de farmácia argumentar sobre o projeto, a autorização será concedida aos estabelecimentos caso cumpram as mesmas normas regulatórias exigidas nas farmácias.

Goergen explica que a MP 881 não pode se sobrepor à legislação existente. “A gente não pode liberar o mercado gerando uma concorrência desleal. O fato é que as farmácias têm uma série de exigências sanitárias que precisarão ser cumpridas em sua totalidade pelos mercados”.

Histórico de propostas semelhantes

A proposta de autorizar a venda de MIPs em redes de supermercados já é antiga. Chegou à Câmara dos Deputados, em 2018, por meio do PL 9.482, protocolado pelo então deputado Ronaldo Martins (PRB-CE), mas, com o fim de sua legislatura, acabou sendo arquivado.

Entretanto, o texto voltou a aparecer no PL 1.774/2019, do deputado Glaustin Fokus (PSC-GO). Além disso, existe uma proposta legislativa do senador Flávio Bolsonaro em tramitação, o PL 3589/2019.

Veja também: PL do enfermeiro em farmácia será arquivado

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.