Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

O Programa 5S

Housekeeping, que significa “arrumar a casa”, é uma ferramenta utilizada pelas empresas para garantir um ambiente mais agradável, limpo, organizado, sem desperdícios e produtivo. Tem também a finalidade de assegurar a implantação da qualidade e da produtividade nos serviços prestados, bem como a melhoria na qualidade de vida dos funcionários.

Por Fernanda Ramos, farmacêutica e empresária (nandaramos8@gmail.com)

Housekeeping, que significa “arrumar a casa”, é uma ferramenta utilizada pelas empresas para garantir um ambiente mais agradável, limpo, organizado, sem desperdícios e produtivo. Tem também a finalidade de assegurar a implantação da qualidade e da produtividade nos serviços prestados, bem como a melhoria na qualidade de vida dos funcionários.

Essa ferramenta é uma versão ocidental do Programa 5S, consolidado no Japão na década de 1960, quando se notou que as fábricas japonesas eram muito sujas e desorganizadas. Alguns autores citam que o programa foi sistematizado por Kaoru Ishikawa, engenheiro químico japonês, no período pós-guerra.

O Programa 5S objetiva uma mudança comportamental na organização, por meio de uma metodologia educacional e consensual, diferente do housekeeping, que é voltado para os resultados práticos da empresa, visando às melhorias no ambiente por determinação de padrões e cultura.

A denominação 5S é devido às cinco atividades iniciadas pela letra “S” em japonês, que são:

1 – Seiri (Sorting): Senso de utilização, seleção e organização. Trata da escolha correta de ferramentas e materiais para estarem presentes no ambiente de trabalho;

2 – Seiton (Systematizing): Senso de ordenação e classificação. Dá foco à necessidade de manutenção de um ambiente de trabalho organizado;

3 – Seiso (Sweeping): Senso de limpeza. Fala sobre manter o ambiente de trabalho limpo;

4 – Seiketsu (Sanitizing): Senso de saúde ou melhoria contínua. Trata das ações que visam à manutenção e melhoria da saúde do trabalhador e das condições sanitárias do ambiente de trabalho. Como melhoria contínua, aplica-se o princípio do kaizen, melhoria e padronização de processos;

5 – Shitsuke (Self-disciplinning): Senso de autodisciplina. É importante que seu desenvolvimento seja resultante do exercício da disciplina inteligente, que é a demonstração de respeito a si próprio e aos outros. Para satisfazer esse estágio, é necessário ter atendido bem aos quatro princípios anteriores. Trata da revisão e manutenção dos padrões.

Como principais benefícios do programa, podemos destacar:

– Valorização da qualidade de vida;

– Desenvolvimento da responsabilidade pessoal e do grupo;

– Aumento da autoestima por meio da autoaceitação e da aceitação do próximo;

– Comunicação interpessoal mais assertiva;

– Maior incentivo ao trabalho em grupo;

– Consciência e valorização em relação à preservação do meio ambiente;

– Manutenção de um ambiente de trabalho mais limpo e organizado, com melhor uso e conservação da infraestrutura;

– Redução de retrabalho, melhor produtividade;

– Desenvolvimento de liderança por meio da atuação em posições democráticas e receptivas em negociações dentro do processo;

– Desenvolvimento de autodisciplina, para que tudo o que foi aprendido e implantado possa ter continuidade.

Com esses benefícios, a empresa se transforma em um ambiente mais saudável para os colaboradores, clientes e fornecedores.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.