Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Perfil Profissiográfico Previdenciário será implementado em meio eletrônico

PPP deverá ser preenchido pelo eSocial
Foto: freepik

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Foi publicada na última sexta-feira (4) a Portaria nº 1.411/2022, onde o Ministério do Trabalho e Previdência e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dispõem sobre as normas de implementação do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) em meio digital.

O que é PPP?

O Perfil Profissiográfico Previdenciário é um documento histórico laboral do trabalhador, que contém, entre outras informações, a descrição das atividades desenvolvidas pelo funcionário e possíveis riscos trazidos pela exposição à agentes nocivos à saúde.

É um dever legal da empresa e pode ser solicitado tanto em fiscalizações da Previdência quanto pelo próprio colaborador. Em rescisões de contrato, deve ser fornecido ao indivíduo. O PPP pode ser útil nas ações de benefícios por incapacidade, permitindo a correlação entre a doença incapacitante e o trabalho.

Mas, ainda que seja obrigatório, grande parte das empresas brasileiras não o preenchem. Gustavo Semblano, consultor jurídico da Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj), explica: “As empresas acabam ficando suscetíveis a multas em fiscalizações previdenciárias por conta da ausência desse documento”. O valor das punições pode variar entre R$ 2.962,52 e R$ 292.650,52.

Novas regras

De acordo com a Portaria, o formulário do PPP deverá ser emitido exclusivamente em meio eletrônico no Sistema Simplificado de Escrituração Digital das Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais (eSocial) a parir de 1º de janeiro de 2023. A implantação do PPP em meio digital será gradativa e haverá período de adaptação conforme critérios definidos pelo INSS.

O preenchimento precisará ser feito por todas as empresas, independentemente do ramo, mesmo pelas que não trabalham expostas a agentes tóxicos (químicos, físicos, biológicos ou com associações entre eles).

No caso dos trabalhadores autônomos, a responsabilidade pela emissão do PPP é do próprio trabalhador, que deve contratar profissional especializado em medicina do trabalho para sua confecção.

Veja também: Venda de autotestes de Covid-19 nas farmácias: tire todas as dúvidas sobre o tema

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.