Os medicamentos Ritalina e Ritalina LA, referência no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH), tiveram o prazo de validade prolongado. A partir de agora, poderão ser consumidos em até 24 meses a partir da data de fabricação, quando anteriormente venciam em 12 meses.
Ritalina e Ritalina LA
Os medicamentos têm a substância ativa do cloridrato de metilfenidato, um estimulante do sistema nervoso central que age em atividades de partes do cérebro pouco ativas, o que melhora a atenção, a concentração e reduz o comportamento impulsivo.
Ambos os produtos fazem parte de um robusto portfólio de Sistema Nervoso Central comercializado pela Sandoz, divisão de genéricos, biossimilares e produtos maduros do Grupo Novartis.
Transtorno de Déficit de Atenção
O TDAH é um transtorno de neurodesenvolvimento que se inicia precocemente e impacta aproximadamente 5% de crianças e adolescentes e 2,5% de adultos no mundo. Ainda que os sintomas surjam em sua maioria na infância e adolescência, o transtorno pode persistir na vida adulta – 2/3 dos casos – e ser diagnosticado também em idosos.
Alguns dos sintomas são desatenção, hiperatividade e impulsividade. Crianças com TDAH também podem ter dificuldades para se relacionar, aprender e fazer tarefas escolares. Em adultos, além da inquietude e impaciência, o distúrbio dificulta a organização da vida pessoal e profissional.
Após o diagnóstico clínico, o tratamento consiste na prescrição de psicoestimulante e acompanhamento psicológico.
Veja também: Primeiro medicamento de Cannabis Medicinal está pronto para chegar às farmácias
Fonte: Revista da Farmácia