Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Saiba o que muda no Estatuto Nacional da Microempresa

Conheça as recentes mudanças no Estatuto Nacional da Microempresa.
Estatuto de Microempresa é revisto
Foto: freepik

A Constituição Brasileira de 1988 definiu na alínea “d” do inciso III de seu artigo 146 que uma lei complementar definiria um tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno porte, sobretudo em relação à simplificação na cobrança de impostos e contribuições, espécies de tributos.

Seguindo a Constituição, no ano de 2006 foi, enfim, publicada a Lei Complementar Federal nº 123/06, que instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e, cumprindo o comando constitucional, simplificou não apenas a apuração e o recolhimento de impostos e de contribuições, como o acesso ao crédito e ao mercado e o cumprimento de obrigações trabalhistas e previdenciárias.

No Diário Oficial da União do último dia 03/12/2019, foi publicada a Lei Complementar Federal nº 169/19 que, alterando a Lei Complementar Federal nº 123/16, criou dois novos tipos de sociedades, com o principal objetivo de fornecer garantias a seus acionistas e/ou sócios. São elas: a sociedade de garantia solidária e a sociedade de contragarantia.

A despeito de serem novos tipos de sociedades, não se acredita, ao menos em um primeiro momento, que sejam utilizadas no varejo farmacêutico, muito embora não haja qualquer vedação a esse respeito, ao contrário: na sociedade de garantia solidária é possível, até mesmo, que sejam admitidos como sócios microempresários, microempreendedores e pequenos empresários.

Esta nova norma entrará em vigor em 180 dias a contar de sua publicação no Diário Oficial da União de 03/12/2019.

Veja também: Consultório farmacêutico é tendência para drogarias

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.